Espádua a dentro é essencial para o engajamento do cavalo, destaca o juiz Márcio Camargo

Manter a calma durante a prova, estudar o adestramento para entender seus fundamentos e não se precipitar são, na opinião juiz Marcio Camargo, essenciais para uma boa equitação.

Em entrevista em vídeo para Adestramento Brasil, Camargo ressaltou a importância do ensino básico. “Tem de entender, por exemplo, a ajuda da espádua para dentro. Tudo começa e termina na espádua para dentro, ela é a base para todas as transições — passo, trote e galope — e para o engajamento do cavalo, que produz o contato, primordial da equitação. O cavalo tem de estar na mão do cavaleiro”, destacou.

Com 20 anos de carreira, Camargo destacou que o trabalho de base vai influenciar toda trajetória do cavaleiro e que por isto desde cedo é preciso entender o funcionamento correto das ajudas e a influência que mãos, assento e pernas. “A mão deveria ser a parte que menos influencia a equitação.”

Anuncio_interno

Na entrevista, Camargo apontou as principais dificuldades para os cavaleiros iniciantes e o tempo adequado para ficar em cada categoria, além de opinar sobre ocasiões em que cavaleiros apresentam mais do que é exigido. “Quando o cavaleiro faz mais do que é exigido, mas está dentro do que esperamos, isto não é um problema. Mas, às vezes, a prova pede um trote de trabalho e o cavaleiro faz um trote passageado, aí sim está errado, porque você quer ver um trote de trabalho, com mais amplitude”, explicou.

One thought on “Espádua a dentro é essencial para o engajamento do cavalo, destaca o juiz Márcio Camargo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s