ATUALIZADA – terceira etapa da Copa Santo Amaro, válida como quarta etapa do Campeonato Paulista de Adestramento (CPA), ocorre dia 6 de maio, domingo, e terá as reprises de número dois das séries a serem executadas.
O programa (veja aqui) foi divulgado nesta quinta-feira (19/04) e nele constam Sandra Smith, Maria Elisa Simões e Sérgio de Fiori como juízes confirmados no júri de campo. As inscrições para a Copa Santo Amaro de Adestramento, que se encerrariam dia 3 de maio às 17 horas, foram prorrogadas para sexta-feira (4/5) às 18 horas. Para a prova valer para o CPA e o Troféu Eficiência tanto atleta como cavalo precisam estar federados junto à FPH.
A primeira etapa da Copa CHSA 2018 ocorreu dia 24 de fevereiro e reuniu 41 conjuntos. A competição foi válida como 1ª etapa do campeonato paulista (CPA) e 1ª etapa do ranking da ABPSL. A segunda etapa foi realizada dia 8 de abril. “Foi a primeira prova neste ano que julguei na hípica Santo Amaro. No ano passado, eu julguei algumas. Achei que os conjuntos melhoraram bastante do ano passado para cá; vi uma evolução, então, acho isto muito bom”, destacou Sonia Hanssen, juíza de adestramento e FEI Steward, ao comentar o desempenho dos participantes.
Luciana Simões Marques Ferrara, diretora de adestramento do CHSA, disse, em entrevista em vídeo ao Adestramento Brasil, que acredita que a temporada 2018 de provas deverá ter aumento no número de concorrentes e com o nível técnico dos conjuntos melhorando a cada etapa.
Ela afirmou que vai manter o julgamento por três juízes nas etapas da Copa CHSA e elogiou a parceria da Federação Paulista de Hipismo com os clubes — desde o ano passado, a FPH está usando as provas das hípicas como etapas do campeonato paulista, o que aumentou a adesão dos concorrentes.
Pelo regulamento da Copa CHSA (clique aqui para ler a íntegra), está liberado o uso de martingal e da rédea tiedemann no paddock e, na pista de prova, o uso da rédea tiedemann para as categorias estreante e iniciante.
Nas séries elementar, preliminar e média 1 na categoria profissional é permitido apenas o uso de bridão. Para amadores, foram liberadas outras embocaduras até a média 1 (inclusive), como pelhan e bridão Neco. Nas séries forte 1, forte 2 e especial (grande prêmio), é obrigatório o uso de freio-bridão a todos os concorrentes.