Juíza destaca evolução dos conjuntos na 2ª etapa da Copa CHSA

“Foi a primeira prova neste ano que julguei na hípica Santo Amaro. No ano passado, eu julguei algumas. Achei que os conjuntos melhoraram bastante do ano passado para cá; vi uma evolução, então, acho isto muito bom”, destacou Sonia Hanssen, juíza de adestramento e FEI Steward, ao comentar o desempenho dos participantes da segunda etapa da Copa Santo Amaro de Adestramento, realizada no último domingo (08/04).

A prova teve 27 inscritos e forte presença de amadores e alunos das escolas de equitação do CHSA e da Sociedade Hípica Paulista. Sem valer como etapa para o Campeonato Paulista de Adestramento (CPA), a competição reuniu menos concorrentes que o usual. Em abril, a prova válida para o CPA é a 2ª etapa (obrigatória) do ranking da ABPSL. Em maio, ocorrem duas etapas do paulista: a 4ª junto com a 3ª etapa da Copa CHSA e a 5ª junto com a 3ª etapa do ranking SHP e 1ª etapa do Campeonato Paulista Paraequestre.

provas_programas_entrada_resultados

“É muito importante participar das provas dos clubes, porque elas preparam para as competições oficiais”, reforçou Hanssen, lembrando que é diferente treinar em casa de competir. Para ela, os conjuntos devem usar as provas dos rankings internos para avaliar como estão.

Mais disputada da etapa, a categoria preliminar amador teve sete conjuntos, sendo vencida por Marina Cardeal, montando Amareto do Arete e representando o Centro Hípico JF, com 63,333%. No entanto, a nota mais alta entre os amadores (66,750%) ficou para Sophie Vergamini e Teco, pela Escola de Equitação da SHP, na reprise iniciante. Entre os profissionais, a nota mais alta foi de Luciana Simões Marques Ferrara, com seu novo animal Kurimã, que fez 65,308%. Confira todos os resultados aqui.

Durante a cerimônia de premiação, a diretoria do clube inaugurou quadro com foto de João Victor Marcari Oliva nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e prestou homenagem ao cavaleiro santamarense. O atleta é o mais novo integrante da galeria dos grandes cavaleiros brasileiros do Clube Hípico de Santo Amaro, que conta com nomes como  Nelson Pessoa Filho, Luiza Tavares de Almeida, Camila Mazza de Benedicto, Álvaro Afonso de Miranda Neto (Doda), José Roberto Reynoso Fernandes Filho, entre outros.

Copa Santo Amero de Adestramento
A primeira etapa da Copa CHSA  2018 ocorreu dia 24 de fevereiro e reuniu 41 conjuntos. A competição foi válida como 1ª etapa do campeonato paulista (CPA) e 1ª etapa do ranking da ABPSL.  Um dos destaques daquela prova foi o aumento de participação na série média 1 amador. WhatsApp

Luciana Marques Ferrara, diretora de adestramento do CHSA, disse, em entrevista em vídeo ao Adestramento Brasil, que acredita que a temporada 2018 de provas deverá ter aumento no número de concorrentes e com o nível técnico dos conjuntos melhorando a cada etapa.

Ela afirmou que vai manter o julgamento por três juízes nas etapas da Copa CHSA e elogiou a parceria da Federação Paulista de Hipismo com os clubes — desde o ano passado, a FPH está usando as provas das hípicas como etapas do campeonato paulista, o que aumentou a adesão dos concorrentes.

Para concorrer na Copa Santo Amaro de Adestramento, os conjuntos precisam participar de, pelo menos, quatro das sete etapas. Para a somatória do índice porcentual são descartadas três notas de menor porcentual. A última etapa tem peso dois. São consagrados campeões e vice em cada série e categoria. Confira o regulamento.

Nas provas da Copa CHSA, está liberado o uso de martingal e da rédea tiedemann no paddock e, na pista de prova, apenas o uso da rédea tiedemann para as categorias estreante e iniciante. Nas séries elementar, preliminar e média 1, na categoria profissional, é permitido apenas o uso de bridão. Para amadores, foram liberadas outras embocaduras até a média 1 (inclusive), como pelhan e bridão Neco. Nas séries forte 1, forte 2 e especial (grande prêmio), é obrigatório o uso de freio-bridão a todos os concorrentes.

calhau_interno

Anúncios

2 respostas para ‘Juíza destaca evolução dos conjuntos na 2ª etapa da Copa CHSA’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.