ATUALIZADA – A série preliminar foi a mais disputada na 4ª etapa da Copa Santo Amaro de Adestramento, com cinco conjuntos categoria na amador e seis na profissional. Mauro Pereira da Silva Junior ganhou a São Jorge com Don Enrico AMM, somando 71,894%. A Copa CHSA desse domingo 26/8 foi válida como 8ª etapa do Campeonato Paulista de Adestramento.
A prova teve um total de 35 conjuntos participando, sendo 19 amadores e 16 profissionais. Na preliminar profissional, dos seis conjuntos que disputaram a prova, quatro ficaram com notas acima dos 67%, com vitória para Luciana Marques, montando Kurimã (67,969%). Já na amador, Paulo Cesar Ferreira Junior e Diesel da Prata foram os ganhadores com 66,823%, seguidos de Marina Cardeal com Amareto do Aretê (64,635%).
Com quatro concorrentes, número inferior aos nove da 5ª etapa do Ranking SHP, a forte 2 profissional teve notas altas. Além de Pereira Junior e Don Enrico com 71,894%, Sarah Waddell e Baccara ficaram em segundo com 70,606% e Luiz Ronaldo de Souza com Bilan em terceiro com 68,864%.
Em recente entrevista, Pereira Junior contou que está focado em melhorar o desempenho de Don Enrico. Para isto, está participando das provas dos rankings e da federação paulista tanto na PSJ como na intermediária 1. “É para testar mesmo, experimentar algumas pressões diferentes dentro da prova. Tudo está dentro do meu cronograma. A ideia é rodar mais com ele para entender onde posso apertar mais”, contou. “Temos poucas provas [de níveis nacional e internacional] aqui, então, uso os rankings para rodar o cavalo”, explicou.
A 8ª etapa do Campeonato Paulista também registrou um recorde do ano. Mauro Pereira da Silva Junior com Don Enrico na PSJ fizeram a mais alta pontuação de 2018 para a série e categoria. O site Adestramento Brasil está acompanhando as notas das provas oficiais realizadas em 2018 para levantar quais são as mais altas em cada série e categoria. O documento completo pode ser acessado aqui.

Para efeito do recorde do ano, estão sendo consideradas apenas provas oficiais de federações, tais como o Campeonato Paulista e o Ranking Gaúcho, e da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), como concursos nacionais de adestramento (CAN) e o Campeonato Brasileiro (CBA). Apenas estão sendo incluídos os resultados publicados em documentos oficiais. No entanto, cabe ressaltar que poucas federações e clubes divulgam os resultados nos sites e/ou enviam para a imprensa.
O júri de campo foi formado por Natacha Waddell, Márcio Navarro de Camargo e Syllas Yadashi Oliveira Lima. Na prova também ocorreria o Campeonato Paulista de Adestramento Paraequestre, mas a segunda etapa foi adiada por falta de juiz paraequestre. De acordo com o diretor de paraequestre da FPH, Syllas Jadach, as demais etapas seguem normal e a segunda será remarcada.
A última etapa do Campeonato Paulista de Adestramento passou de 1º para 8 de dezembro. A prova, obrigatória para os conjuntos que estão disputando o CPA, será no Clube Hípico de Santo Amaro (CHSA). Além disto, o Clube Hípico de Santo Amaro (CHSA) vai sediar um campeonato de adestramento nacional em 20 de outubro.