Um total de 15 conjuntos será premiado na modalidade adestramento no prêmio Troféu Eficiência 2018, realizado pela Federação Paulista de Hipismo (FPH). O número é mais que o dobro da edição de 2017, quando apenas seis atletas do adestramento paulista receberam o prêmio. No entanto, o número ainda é inferior aos 18 conjuntos condecorados no Troféu Eficiência 2016. A cerimônia de premiação será dia 8 de abril em local ainda não divulgado pela federação.
O Troféu Eficiência é definido pelo numero de pontuação alcançado pelo atleta dentro do ano vigente, somando a pontuação, segundo tabela da entidade, dos Campeonatos Paulistas e Temporadas Oficiais. No Troféu Eficiência ganha-se por somatória de pontos, sendo necessária a participação em pelo menos 40% das provas que constam do calendário oficial da FPH. Ou seja, quem participa mais aumenta as chances de consagrar-se campeão. Lembre-se de quais foram as regras aplicadas em 2018.
Para o Troféu Eficiência, as provas têm coeficientes diferentes. Segundo a FPH, o intuito foi fomentar a participação nos eventos estaduais e paulistas. As etapas do campeonato paulista têm coeficiente x 2; as de campeonatos estaduais, temporadas e regionais também peso dois; a Taça São Paulo tem coeficiente simples x 1; o campeonato brasileiro tem coeficiente x 2 e os campeonatos nacionais (CNA) e campeonatos internacionais (CDI) têm coeficiente simples x 1.
Em entrevista ao Adestramento Brasil em dezembro 2018, o presidente da Federação Paulista de Hipismo, Gabriel Nicolau Khoury, avalia como positiva a temporada 2018 no adestramento e ressalta o aumento de 31,17% no número de federados da modalidade desde 2016. Questionado acerca do Troféu Eficiência, ele esclareceu que a premiação ainda não tem data marcada, mas será semelhante à realizada em 2018, referente a 2017. “Provavelmente, será no mês de junho e os prêmios serão nos mesmos moldes”, disse. Leia entrevista completa.
Confira os ganhadores do Troféu Eficiência 2018:
Cavalos Novos 4 Anos
EDUARDO ALVES DE LIMA / FLORISBELA
Cavalos Novos 5 Anos
RENDERSON SILVA DE OLIVEIRA / SENHORITA V.O
Cavalos Novos 6 Anos
CRISTIANO AUGUSTO DA SILVA / ITALY AMM
Elementar – Profissional
AGNALDO LUIZ DA SILVA / GENEROSO DR
Elementar – Amador
ANELIESE FRANCO FERRAZ GONÇALVES / JANKO VAN HET NEVELVELD
Preliminar – Profissional
CRISTIANO AUGUSTO DA SILVA / FIRST LADY AMM
Preliminar – Amador
PAULO CESAR FERREIRA JUNIOR / DIESEL DA PRATA
Preliminar – Mirim
GIOVANNA SOFIA NERY / IMPLACAVEL AGUILAR
Média I – Profissional
ALEXANDRE MORAIS DE OLIVEIRA / J.A. ORPHEU-DO-CARNAVAL
Média I – Amador
ANELIESE FRANCO FERRAZ GONÇALVES / FAMKE FAN IT JAACHPAAD
Média II – Profissional
MAURO PEREIRA DA SILVA JUNIOR / FIDERCARREE
Média II – Amador
SERGIO MASSIMO AMADEO DOMENICO LUCCHESI / BARAO DO CASTANHEIRO
Forte I – Profissional
ROBERTO ANTONIO PEREIRA DE SOUZA FILHO / FANTOMEN DO PAGLIARIN
Forte II – Sênior
LUIZ RONALDO DE SOUZA / BILAN
Especial – Sênior Top
MICHELINE IVETE SCHULZE / BRENTINA COMANDO SN
Fonte: FPH
Senti falta dos nomes dos cavaleiros/a.amazonas do dressage para equestre.
CurtirCurtir
Gabriele, obrigada pelo comentário. Este Ranking CBH é do adestramento e não inclui o paraequestre, que é tratado por outra diretoria na confederação. Se olhar na página deles, a última edição do ranking paraequestre é de 2010: http://cbh.org.br/index.php/ranking-paraequestre.html
CurtirCurtir