Instrução do cavaleiro e funções dos execícios: leia novos capítulos do livro de Ingrid Borghoff Troyko

A equitação básica tem como objetivo formar o cavalo e o cavaleiro de maneira a prepará-los para desempenhos futuros que exigirão maior esforço físico e habilidade, ressalta Ingrid Borghoff Troyko em seu “Manual de Equitação Fundamental“. Nos capítulos publicados nesta semana, a amazona e treinadora explica como deve ser o trabalho básico do cavalo para alcançar calma, concentração, retidão, reunião e impulsão – aumentando assim a atividade, além da descontração, equilíbrio e flexibilidade.

Formação_Cavalo_manual_IngridNesta semana, Adestramento Brasil publica três novos capítulos: 6 – A instrução do cavaleiro; 7 – A formação do cavalo; 8 – Os exercícios e suas funções. Juntos, eles trazem explicações fundamentais desde a correta postura do cavaleiros, conformação do cavalo, explicação de descontração, ritmo, retidão, colocação na mão, impulsão e reunião até exercícios específicos e suas finalidades.

No capítulo sete, por exemplo, Ingrid Troyko explica que o cavalo é de uma inteligência modesta, mas, por outro lado, tem uma memória incomum, com um grande senso de associação-imitação. “É por isto que ele consegue entender e executar as ajudas pedidas pelo cavaleiro, que são basicamente “símbolos” associados ao movimento, os quais o cavalo registra na sua memória. Um cavalo dito inteligente é aquele que tem mais sensibilidade e sabe armazenar mais símbolos na sua memória e associá-los prontamente”, escreve.

No capítulo oito, ela explica diversos movimentos, como fazê-los, suas funções e dá exemplos de exercícios elementares e avançados. Por exemplo, o trabalho de reunião ativa a força propulsora dos posteriores, flexionando o dorso, equilibrando e facilitando mais o trabalho. Os exercícios elementares incluem transições de andaduras, alongamentos e retomadas, trabalho em círculos (progressivamente mais fechados) e trabalhos laterais, como ceder à perna e espádua a dentro, no trote.

Já os mais avançados abrangem as transições do trote e do galope para o alto, voltas pequenas, espádua a dentro, apoio, renvers e travers no trote, além de renvers, travers e apoio no galope.

>>> Confira a página especial com os capítulos do livro

Em 1975, Ingrid Troyko conquistou medalha de bronze por equipes nos Jogos Pan-Americanos do México; em 1972, foi vice- campeã do Torneio Internacional de Aachen na prova do grande prêmio; e, em 1979, obteve o terceiro lugar por equipes nos Jogos Internacionais de Puerto Rico. A amazona e instrutora de equitação foi também cinco vezes campeã brasileira e obteve várias colocações em competições internacionais na Alemanha, além de ter atuado como juíza internacional de adestramento da Federação Equestre Internacional.

O conteúdo do livro é indicado para cavaleiros e instrutores e atende a todos que queiram aperfeiçoar as técnicas de montaria, com temas de interesse para qualquer modalidade hípica, ensinamentos sobre como trabalhar o cavalo e o cavaleiro corretamente na base e informações técnicas sobre o adestramento básico até o nível médio.


Apoie_AB_PayPalAssim como outros sites jornalísticos, Adestramento Brasil não fechou o conteúdo para assinantes, mas coloca à disposição dos leitores a possibilidade de apoiar a produção editorial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.