Cessão à perna propicia maior flexibilidade e atividade de espáduas

O ceder à perna é o primeiro movimento em trabalho lateral. Ele também é o mais fácil para ensinar o cavalo o trabalho em duas pistas, pois não exige encurvatura da coluna. Nesta semana, Adestramento Brasil publica o capítulo onze do livro “Manual de Equitação Fundamental” de Ingrid Borghoff Troyko, que trata justamente da cessão à perna.

Troyko explica que o ceder à perna é um exercício feito, normalmente, em diagonais ou meias diagonais, onde o cavalo se desloca para o lado e para frente, sempre paralelo ao picadeiro, cruzando os membros sem se tocarem. “Há uma bem leve flexão de pescoço para o lado oposto ao qual ele marcha. Posteriormente este exercício pode ser feito na parede ou no círculo”, ensina.

Esse exercício propicia uma maior flexibilidade e atividade de espáduas, bem como a reunião dos posteriores, coordenação motora, melhorando também a cadência. “O cavaleiro mantém os ombros paralelos às espáduas do cavalo assim como a sua bacia paralela à dele, o seu peso está colocado na direção do movimento e a ação de pernas mais determinantes do que a ação das mãos. As mãos só impedem o movimento para frente quando o cavalo não permanecer em duas pistas”, detalha.

>>> Confira a página especial com os capítulos do livro “Manual de Equitação Fundamental” de Ingrid Borghoff Troyko

Em 1975, Ingrid Troyko conquistou medalha de bronze por equipes nos Jogos Pan-Americanos do México; em 1972, foi vice- campeã do Torneio Internacional de Aachen na prova do grande prêmio; e, em 1979, obteve o terceiro lugar por equipes nos Jogos Internacionais de Puerto Rico. A amazona e instrutora de equitação foi também cinco vezes campeã brasileira e obteve várias colocações em competições internacionais na Alemanha, além de ter atuado como juíza internacional de adestramento da Federação Equestre Internacional.

O conteúdo do livro é indicado para cavaleiros e instrutores e atende a todos que queiram aperfeiçoar as técnicas de montaria, com temas de interesse para qualquer modalidade hípica, ensinamentos sobre como trabalhar o cavalo e o cavaleiro corretamente na base e informações técnicas sobre o adestramento básico até o nível médio.


Apoie_AB_PayPalAssim como diversos sites jornalísticos, Adestramento Brasil não fechou o conteúdo para assinantes, mas dependemos do apoio de leitores como você para continuar existindo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.