Neste ano, o Campeonato Paulista ocorre em duas fases: dia 20 de outubro no CHSA e dia 9 de novembro na SHP. Sagram-se campeões e vice-campeões por categoria e série do Campeonato Paulista de Adestramento os conjuntos que obtiverem a maior pontuação na somatória das etapas, de acordo com a tabela de pontuação da Federação Paulista de Hipismo. Se houver empate na soma dos resultados finais de dois ou mais conjuntos, ganha o conjunto que tiver obtido o maior resultado na última prova do CPA.
Apoie o jornalismo profissional
Desde o lançamento, Adestramento Brasil leva informação confiável e relevante, ajudando aos leitores a compreender a modalidade. Não fechamos o conteúdo para assinantes. Por isto, contamos com a colaboração de pessoas como você para seguir com a produção editorial.
Sagram-se campeões e vice-campeões por categoria e série do Campeonato Paulista de Adestramento os conjuntos que obtiverem a maior pontuação na somatória das etapas, de acordo com a tabela de pontuação da Federação Paulista de Hipismo (ver abaixo). Se houver empate na soma dos resultados finais de dois ou mais conjuntos, ganha o conjunto que tiver obtido o maior resultado na última prova do CPA.
“O adestramento amadureceu bastante e já conseguimos um número maior de cavaleiros. Então, foi o ano de mudarmos um pouco, até porque o Campeonato Paulista estava se confundindo com o Troféu Eficiência”, disse, em entrevista em vídeo, o diretor de adestramento da FPH, Luis Pacheco Ambar, ao explicar o que motivou as mudanças. Leia o regulamento completo para ter mais detalhes.
A primeira prova do CPA, junto com a 7ª etapa da Copa CHSA, será julgada pelas juízas internacionais FEI 4* Natacha Waddell e Claudia Moreira de Mesquita; pelo juiz FEI 2* Márcio Navarro de Camargo; além de Lindinha Macedo, Sonia Hanssen e Syllas Jadach Oliveira Lima. Já para a segunda, que ocorre com a 8ª etapa do Ranking SHP, o juízes escalados para julgar a etapa são Claudia Moreira de Mesquita, Sandra A. Smith de Oliveira Martins, Márcio Navarro de Camargo, Lindinha Macedo, Syllas Jadach Oliveira Lima e Sergio Castany de Fiori.
Para concorrer às competições da federação, os conjuntos precisam estar regularmente inscritos, cadastrados e com os registros regularizados junto à FPH, devendo estes pertencer a uma entidade filiada ou serem convidados da FPH.
>>> Confira na página com o calendário de 2019 os programas para as provas
Entenda:
Campeonato Paulista
- Realizado em duas etapas obrigatórias em 20 de outubro e em 9 de novembro
- Sagram-se campeões e vice-campeões por categoria e série aqueles que obtiverem a maior pontuação na somatória das etapas, de acordo com a tabela de pontuação (abaixo)
- Quando houver empate na soma dos resultados finais de dois ou mais conjuntos, ganha o conjunto que tiver obtido o maior resultado na última prova do CPA
- Um mesmo cavaleiro não poderá ser proclamado campeão e vice-campeão paulista. Quando isso ocorrer, caberá ao terceiro classificado o título de vice-campeão
Troféu Eficiência
- Disputado ao longo do ano em provas dos rankings das hípicas, pré-definidas no calendário da FPH
- Não serão efetuados descartes, ou seja, todas as provas que constam do calendário serão computadas para o Troféu Eficiência
- Será necessária a participação em pelo menos 40% das provas que constam do calendário
- Os pontos seguem a tabela definida pela FPH (abaixo)
- Serão computados os pontos por cada prova nos eventos, considerando os coeficientes de acordo com o tipo do evento:
- Campeonato Paulista (coeficiente x 2)
- Campeonatos estaduais, temporadas e regionais (coeficiente x 2)
- Taça São Paulo (coeficiente x 2)
- Paulistão de Adestramento (coeficiente x 2)
- Campeonato Brasileiro (coeficiente x 1)
- Campeonatos Nacionais (coeficiente simples x 1)
- Campeonatos Internacionais (coeficiente simples x 1)
