João Paulo dos Santos vence Prêmio Brasil Olímpico 2019, do COB

João Paulo dos Santos venceu o Prêmio Brasil Olímpico 2019, do Comitê Olímpico do Brasil (COB), na categoria adestramento. Montando Carthago Comando SN, Santos foi medalha de bronze por equipes nos Jogos Pan-Americanos de Lima. A medalha deste ano foi a segunda do cavaleiro em Pans. Em Toronto, em 2015, ele fez o porcentual decisivo para que o Brasil conquistasse a medalha de bronze por equipe. Um ano antes, em 2014, Santos foi ouro por equipe e prata individual no Sul-Americano do Chile.


Apoie_AB_PayPalApoie o jornalismo profissional
Desde o lançamento, Adestramento Brasil leva informação confiável e relevante, ajudando aos leitores a compreender a modalidade. Não fechamos o conteúdo para assinantes. Por isto, contamos com a colaboração de pessoas como você para seguir com a produção editorial.
Prefere anunciar? Confira o mídia kit e fique por dentro das opções para divulgar a sua marca: escreva para contato@adestramentobrasil.com


Em 2018, conquistando três ouros individuais, além de ouro por equipe, Santos foi o melhor resultado do Brasil no Concurso de Adestramento Internacional de Buenos Aires, o CDI 1* que garantiu a vaga do Brasil no Pan de Lima.

Esta foi a primeira vez que o cavaleiro ganhou o prêmio. Em sua página no Facebook, Santos, que, atualmente, está na Europa manifestou a alegria de receber o prêmio e afirmou que este era um prêmio que esperava receber um dia. “É o resultados de muito trabalho e dedicação”, escreveu.

Leia o perfil que Adestramento Brasil fez de João Paulo dos Santos antes de o cavaleiro disputar o Pan de Lima

De 2014 a 2018, João Victor Oliva ganhou por cinco anos consecutivos o Prêmio Brasil Olímpico 2019.  Também com cinco premiações, Luiza Tavares de Almeida recebeu a homenagem de 2009 a 2013. Antes deles, Rogério Silva Clementino, Isabela Renaut Travassos, Jorge Ferreira da Rocha e Renata Rabello ganharam uma vez cada; Pia Aragão levou quatro vezes entre 2003 e 2006 e Micheline Schulze, duas vezes.

Em nota, Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB, disse que, na cerimônia em que o Prêmio Brasil Olímpico completará 21 anos, o COB vai celebrar a melhor campanha da história do país em Jogos Pan-Americanos. Todos os 260 atletas que conquistaram as 169 medalhas na competição receberão uma homenagem especial.

Os vencedores foram anunciados pelo COB na última sexta-feira 1/11. O COB também divulgou os atletas que concorrem ao troféu de Melhor Atleta do Ano. São eles: Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Beatriz Ferreira (boxe) e Nathalie Moellhausen (esgrima), no feminino; e Arthur Nory (ginástica), Gabriel Medina (surfe) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade), no masculino. Os vencedores serão anunciados na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, no dia 10 de dezembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Os vencedores de 2018 foram Isaquias Queiroz e Ana Marcela.

Além da premiação aos melhores de 2019, o Prêmio Brasil Olímpico deste ano homenageará mais seis ídolos do esporte nacional com a inclusão de seus nomes no Hall da Fama do COB: Joaquim Cruz, campeão olímpico dos 800 metros em Los Angeles 1984 e prata em Seul 1988; Magic Paula, campeã mundial de basquete em 1994 e prata nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996; e os já falecidos Guilherme Paraense, atirador, primeiro campeão olímpico do país na história dos Jogos Olímpicos, em Antuérpia 1920; João do Pulo, bronze olímpico no salto triplo em Montreal 1976 e Moscou 1980; Maria Lenk, nadadora, primeira mulher sul-americana a disputar os Jogos Olímpicos, em Los Angeles 1932; e Sylvio Magalhães Padilha, primeiro sul-americano a disputar uma final olímpica no atletismo, nos 400m com barreiras, em Berlim 1936.

Idealizado em 2018, o Hall da Fama do COB pretende eternizar os atletas e treinadores que ajudaram a construir a história olímpica do país, promovendo o Olimpismo e inspirando novas gerações.

Conheça todos os vencedores do adestramento no prêmio do COB:

2019
João Paulo dos Santos

2018
João Victor Oliva

2017
João Victor Oliva

2016
João Victor Oliva

2015
João Victor Oliva

2014
João Victor Oliva

2013
Luiza Tavares de Almeida

2012
Luiza Tavares de Almeida

2011
Luiza Tavares de Almeida

2010
Luiza Tavares de Almeida

2009
Luiza Tavares de Almeida

2008
Rogério Silva Clementino

2007
Renata Rabello

2006
Pia Aragão

2005
Pia Aragão

2004
Pia Aragão

2003
Pia Aragão

2002
Isabela Renaut Travassos

2001
Micheline Schulze

2000
Jorge Ferreira da Rocha

1999
Micheline Schulze

Foto: Jane Monteiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.