FEI suspende Leandro Silva

O cavaleiro olímpico Leandro Aparecido da Silva está suspenso provisoriamente pela Federação Equestre Internacional (FEI), enquanto seu caso está sendo analisado pelo tribunal da FEI. A decisão foi publicada nessa quarta-feira 9/12 na página que reúne as suspensões aplicadas pela entidade. A suspensão começou a valer em 1º de dezembro. O tempo que o atleta ficará impedido de competir internacionalmente e a extensão da punição — como, por exemplo, se ele poderá entrar em competições internacionais como espectador — ainda serão definidos pelo tribunal da FEI. 

Ao Adestramento Brasil, a FEI afirmou que, a fim de garantir a integridade do processo legal em andamento, não fornecerá comentários adicionais sobre este caso neste momento. Todas as penalidades impostas por um órgão competente da FEI ou do CAS devem ser acatadas por todas as federações nacionais, que devem tomar todas as medidas necessárias para implementar qualquer e todas as ramificações relacionadas a tais decisões.

A FEI abriu processo disciplinar contra o atleta brasileiro em outubro, após divulgação de filmagem, amplamente compartilhada nas redes sociais, em que Silva é visto cavalgando e supostamente maltratando um pônei muito pequeno. Na nota, a FEI afirma que o atleta reconheceu publicamente que é ele no vídeo montando o pônei de sua filha.

O processo na FEI veio depois de o Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Hipismo Brasileiro (STJD – HB) emitir uma decisão, em setembro de 2020, de que o órgão não tinha jurisdição neste caso, pois era um incidente fora de competição.

Como resultado, a FEI abriu um processo disciplinar separado contra Silva, de acordo com o Artigo 30 dos Regulamentos Internos do Tribunal da FEI por alegadas violações do Artigo 142 dos Regulamentos Gerais da FEI, que proíbe o abuso de cavalos.

Leandro Silva estava inscrito com DiCaprio, sua montaria nos Jogos Pan-Americanos de 2019 e Jogos Equestres Mundiais de 2018, no CDI 3* que ocorreu em São Paulo no último fim de semana de novembro. O conjunto, que disputaria big tour, não chegou a competir, porque DiCaprio não passou no vet check. Na mesma data, o atleta disputou a Taça Brasil de Adestramento.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.