Paulo Cesar dos Santos ganha PSJ com Fidel da Sasa JE e se mantém invicto nas seletivas

Paulo Cesar dos Santos tem muito a comemorar. Montando Fidel da Sasa JE, ele segue invicto nas provas dos concursos internacionais (CDI 3*). Nesta sexta-feira (26/08), o conjunto da Fazenda da Sasa adicionou mais uma vitória: o primeiro lugar na prêmio São Jorge do CDI 3*, no Centro Hípico de Tatuí, com 69,912%, pouco acima dos 69,794% da PSJ do primeiro CDI 3* qualificatório. Sétimo a competir, Paulo Cesar tomou a liderança que, até então, estava com Eduardo Alves de Lima, com Florisbela VO (69,529%).

Depois de ganhar a Prêmio São Jorge, intermediária 1 e inter 1 estilo livre no CDI 3* da Sociedade Hípica Paulista, primeira seletiva para a equipe que representará o Brasil nos Jogos Sul-Americanos de Assunção, Paulo Cesar afirmou a Adestramento Brasil que achou foi uma boa prova, ainda com alguns ajustes a trabalhar. “Tiveram alguns pormenores que vínhamos trabalhando em casa, como o galope alongado. E, hoje, fui mal na pirueta ao passo, mas vamos pegar para arrumar. Eu gostei da prova e do cavalo hoje; e é isso que importa. Agora é manter a solidez”, avaliou.

Duda Alves, com Florisbela VO, ficou em segundo, seguido de João Paulo dos Santos, com Hungaro da Sasa JE, em terceiro; Vinícius Miranda e Biso das Lezírias, em quarto, e Murilo Augusto Machado, com Jorge VO, em quinto. A premiação, montada, foi do primeiro ao quinto lugares. Leia abaixo mais detalhes de como foram as provas.

As provas foram julgadas pelas brasileiras FEI 4* Claudia Mesquita (em C) e Natacha Waddell (em H); pelo português FEI 4* Carlos Lopes (em M); pelo chileno FEI 3* Max Piraino Lyonchi (em B); e pelo belga FEI 4* Freddy Leyman (em E). A juíza FEI 4* pela França Anne Prain, que seria a presidente do júri de campo, não pode vir ao Brasil.

Big tour — Apenas um conjunto disputou o grande prêmio. Victor Trielli Ávila e Corsário IGS aumentaram em quase quatro pontos porcentuais a nota obtida na primeira seletiva, passando de 64,804%, no CDI 3* da SHP, para 68,761% em Tatuí.

25 a 28 de agosto — Tatuí (SP) 

Como foram as provas
O CDI 3* começou às 15 horas na pista principal de adestramento do Centro Hípico de Tatuí pelas provas de small tour. Primeiro a competir, Roberto Antonio Pereira de Souza Filho levou Fantomen do Pagliarin aos 66,853%, o maior porcentual do conjunto do Manège Mon Cheval em CDIs neste ano. Billy Souza e Fantomen ficaram na liderança até Jeferson Rodrigo Pereira entrar em pista com Ferragamo Crystal. O conjunto do Haras Crystal foi o terceiro a competir e fechou com 67,088%, também melhorando as notas anteriores.

Pela Alemanha, Joana Marie Sliwik e Intef Interagro não tiveram o melhor dia, fechando a São Jorge com 66,294%, porcentual inferior ao que a amazona do VM Dressage Stables vem pontuando. Frederico Correa Mandrot e Galileu LS terminaram com nota final de 65,265%.

Os dois últimos a entrar antes do intervalo tomaram o primeiro e segundo posto. O primeiro bloco de competidores acabou com Eduardo Alves de Lima e Florisbela VO na liderança, após bela apresentação que rendeu ao conjunto porcentual final de 69,529%. Seu companheiro de equipe, Murilo Augusto Machado, foi o último do bloco a competir e encerrou a São Jorge com 67,853%, com Jorge VO, ficando em vice.

Paulo Cesar dos Santos e Fideal da Sasa JE, que fecharam o CDI 3* da Sociedade Hípica Paulista com a maior média entre todos os concorrentes a integrar o Time Brasil, foram os primeiros a entrar no segundo bloco e tomaram a liderança, com 69,912%, 0,383 ponto porcentual acima de Duda Alves e Florisbela.

Seu irmão gêmeo, João Paulo, se apresentou na sequência, montando Hungaro da Sasa JE, e subiu à terceira colocação até então. Os 69,000% do conjunto da Fazenda Sasa são uma melhora em relação à PSJ da primeira seletiva, quando fizeram 67,500%.

Na sequência, entraram Edneu José Senhorini e Hungaro do Vouga. Com 67,382%, o cavaleiro do Rocas do Vouga também aumentou sua nota em relação à primeira seletiva e galgou para a quinta colocação até aquele momento. A jovem cavaleira Raquel Mendonça Maurell de Mattos foi a penúltima a entrar com sua Dayfony SMH. O conjunto recém-formado fez 64,971%

Último a competir em small tour, Vinicius Miranda da Costa, com Biso das Lezírias, se manteve na casa dos 68% em PJS, em linha com o CDI 3* da SHP. Em Tatuí, o conjunto fez 68,265% e terminou em quarto lugar no small tour.

Adestramento Brasil está compilando os porcentuais válidos para a seletiva do Time Brasil, considerando apenas os conjuntos de nacionalidade brasileira e que têm interesse em competir em Assunção 2022. Acompanhe aqui. E acompanhe as notícias das seletivas aqui.

Seleção
Segundo o critério objetivo definido pela Confederação Brasileira de Hipismo, valerá a média considerando as provas de São Jorge e intermediária 1 para small tour e grande prêmio e grande prêmio especial (GPS) no big tour — este último acrescentando-se três pontos porcentuais (3 p.p). O CDI 3* em que o conjunto atingir a maior pontuação média será considerado para a seletiva.

Os resultados considerados para a seleção deverão ser obtidos no período 01 de julho a 28 de agosto de 2022. Os conjuntos no Brasil terão dois CDIs 3* observatórios no País: de 22 a 24 de julho na capital paulista e de 26 a 28 de agosto em Tatuí, no interior de São Paulo.

O CDI 3* no qual o conjunto atingir a maior pontuação será considerado para a escalação. Conjuntos de small tour big tour disputarão as vagas da equipe indistintamente. Confira o documento completo com o processo de seleção.

O Brasil é o país com os conjuntos alcançando pontuações finais mais altas em concursos internacionais frente a competidores de outros países da região. Ao redor da América do Sul, os países realizaram CDIs com objetivo de selecionar suas equipes para o Jogos Sul-Americanos de 2022, que começa dia 1º de outubro em Assunção, no Paraguai. Até o momento, Brasil, Argentina, Chile e Uruguai realizaram concursos internacionais. Adestramento Brasil fez um levantamento de como estão as pontuações dos conjuntos da região nos CDIs – conheça aqui.

2 respostas para ‘Paulo Cesar dos Santos ganha PSJ com Fidel da Sasa JE e se mantém invicto nas seletivas’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.