A Sociedade Hípica Paulista e o Clube Hípico de Santo Amaro fecharam a entrada e saída de animais por dez dias. A medida, segundo as hípicas, foi tomada de forma preventiva, após um animal da escola da SHP ter sido levado à Universidade de São Paulo para investigação de doença. “Por medidas profiláticas sanitárias, a Sociedade Hípica Paulista permanecerá fechada para entrada e saída de animais pelo período de 10 dias a contar da data de 13/10”, informou a SHP. Nesta sexta (14/10), o CHSA seguiu a mesma orientação e também estará fechado.

Por causa deste fechamento, as provas que ocorreriam neste e no próximo fim de semana foram canceladas, inclusive a 8ª etapa do ranking de adestramento e etapas de adestramento e paraequestre da Federação Paulista, como informou Adestramento Brasil.
Logo que a notícia veio à tona, houve muita especulação entre grupos de WhatsApp e redes sociais, inclusive de que poderia ser mormo, o que, pelo apurou este noticiário, foi descartado. A Sociedade Hípica Brasileira chegou a comunicar que faria um reforço da vacina de herpes vírus devido ao episódio de óbito de animal na SHP, o que não ocorreu, estando o cavalo vivo, conforme assegurou a SHP.
Para esclarecer, a Sociedade Hípica Paulista emitiu novo comunicado, nesta sexta (14/10), informando que a conduta adotada de fechar o clube para entrada e saída de animais por dez dias é preventiva e ressaltou que não ocorreu óbito de nenhum animal. “O cavalo afetado está em isolamento na USP e o diagnóstico em fase de conclusão”, apontou.
O CHSA, em nota, explicou que, mesmo sem qualquer indício de problemas sanitários, mas, em função do fechamento da SHP, o clube decidiu também adotar algumas medidas preventivas, com a proibição de entrada de animais pelo prazo de dez dias, a partir de 14/10 e até que se esclareçam as questões sanitárias na SHP.
O clube abriu exceção para permissão de entrada aos animais estabulados no CHSA e que tenham saído para CSN Agromen. Contudo, ao chegar ao clube, estes cavalos terão de permanecer, obrigatoriamente, na área de isolamento montada junto ao campo de polo. “Nossa equipe veterinária acompanhará o desenrolar da situação, mantendo informados a todos os interessados. As medidas adotadas visam preservar saúde e conforto dos animais e poderão ser revista a qualquer momento”, finaliza o comunicado.
Adestramento Brasil é um site jornalístico que traz as principais notícias da modalidade. Ele só existe, porque pessoas como você apoiam ou anunciam. Fomente a continuidade do site: seja um anunciante ou contribua no valor que quiser via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).
2 respostas para ‘SHP e CHSA impõem restrição de entrada e saída de cavalos por 10 dias’