Pan 2023 começa domingo com 22 conjuntos de big tour e 14 de small tour

Quillota, Chile — Diante das discussões internacionais para que os Jogos Pan-Americanos sejam realizados apenas em big tour — assim como são os campeonatos continentais —, parece que os países entenderam o recado. Além disso, o acréscimo de três pontos porcentuais aos resultados de grande prêmio, GP especial e estilo livre com música é atraente o suficiente para inscrever mais conjuntos desta categoria. Ambos fatores culminaram em uma expressiva diferença entre o número de participantes em small e big tour, principalmente, quando se compara com o Pan de Lima. Neste domingo, entram em pista 36 conjuntos, sendo 14 de small tour e 22 de big tour. No Peru, foram 38 na disputa, com apenas oito de grande prêmio.

Após a inspeção veterinária, na qual todos os 40 animais apresentados (incluindo reservas) foram aprovados, os concorrentes puderam treinar na pista oficial, já com a decoração dos Jogos. No fim da tarde deste sábado (21/10), saiu a ordem de entrada dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.

Neste domingo, todos os conjuntos entram em pista para a primeira qualificatória por equipe e individual. Primeiro, competem os conjuntos de small tour, executando a reprise na São Jorge, e, na sequência, os de big tour disputando grande prêmio. Dos oito países concorrendo medalhas por equipes, apenas Equador não terá descarte, porque entra com três conjuntos. Todas as demais nações competem com quatro concorrentes cada — confira a lista.

O Brasil é o único país a ter somente conjuntos big tour e a Colômbia compete apenas com small tour. Os demais países são mistos, sendo Argentina, Estados Unidos e Canadá com três de big tour; Chile e México com dois de cada e Equador com dois de small e um de big tour. Continua após o anúncio >>>

Dos brasileiros, Paulo Cesar dos Santos com Fidel da Sasa JE será o primeiro a entrar em pista, às 14h02 horário local, que é o mesmo de Brasília. Ele será o último a ingressar na pista do primeiro bloco de big tour. No segundo bloco de big tour, compete Manuel Tavares de Almeida com Rosa Belle, às 15h05, também sendo o último antes do intervalo. No terceiro bloco, não há brasileiros.

Renderson Silva de Oliveira entra no quarto e último bloco, às 16h23 com Fogoso Campline. E João Victor Marcari Oliva com Feel Good VO será o último a entrar em pista, às 16h55. É nesse último bloco que competem fortes concorrentes como a medalha de ouro no Pan de Lima, Sarah Tubman e First Apple, e medalha de ouro por equipes e 6º individual, Naima Moreira Laliberte e Statesman — ambas com os mesmos animais que levaram ao Peru.

Juízes — Julgam as provas: Michael Osinski, dos Estados Unidos, em E; Cara Whitham, do Canadá, em H; Cesar Torrente, da Colômbia, em C, o presidente do júri Magnus Ringmark, da Suécia, em M; e Carlos Lopes, de Portugal, em B.

Foto: CBH/Luis Ruas

>>> CONFIRA A COBERTURA ESPECIAL DE ADESTRAMENTO BRASIL NO PAN DO CHILE <<<

Uma resposta para “Pan 2023 começa domingo com 22 conjuntos de big tour e 14 de small tour”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.