Como fazer mudança de pé simples

AB_Pergunte_expert-peqA mudança de pé simples ao galope é um movimento em que, após uma transição direta do galope para o passo, com três a cinco passadas nitidamente definidas e regulares, é feita uma transição imediata para o outro pé do galope. O exercício começa a ser exigido na reprise média 1 e pode apresentar dificuldade para cavaleiros ou cavalos novos.

Cavaleiro profissional, José Manuel da Silva Faria dá dicas sobre como fazer a transição e fala sobre cuidados para a preparação do exercício e treinamento do animal. Nascido em Portugal, Faria, atualmente, é treinador de equitação do nível básico ao intermediário no Centro Hípico JF, em Franco da Rocha (SP).

“A mudança de pé simples é uma transição do galope para o passo, ou seja, uma transição decrescente. Para conseguir fazê-la, é importante que já tenha seu cavalo bem equilibrado e tranquilo em todas as transições. Os erros são normais e, para tentar que eles não aconteçam, devemos possuir boas ajudas.

Com o cavalo em galope reunido, vamos dando meias-paradas com a rédea de fora e descontraindo bem suavemente a rédea de dentro, juntamente fazendo pressão nas coxas e nos joelhos, contraindo os glúteos e os ombros devem estar levemente atrasados para aliviar o peso nos anteriores. Isto facilita a transição do galope para o passo e não para o alto.

Concretizada com sucesso a transição ao passo, devemos reunir um pouco o passo, utilizando o assento bem fundo, encurvar o cavalo ao lado de dentro, mantendo a perna de dentro na barrigueira e a de fora atrasada. Nesta posição, devemos fazer uma suave pressão com as duas pernas e o cavalo partirá ao galope com sucesso.

Para consolidar este exercício é necessário fazer muitas repetições em diferentes locais da pista e, mesmo errando, tente manter a calma e voltar a repetir sem deixar o cavalo tenso e exausto.

Lembre-se de que você deve pedir os exercícios com frequência, contentar-se com pouco e agradecer muito!”

A seção Pergunte ao expert tem como objetivo responder a dúvidas enviadas pelos leitores. Tem alguma pergunta? Escreva para Adestramento Brasil.

Foto cedida por José Faria 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s