Com quase 70 conjuntos inscritos, a última prova do ranking de adestramento da Sociedade Hípica Paulista (SHP) marcou também a etapa final do campeonato paulista (CPA) e foi decisiva para a consagração do título paulista na categoria forte 2. “Encerramos com chave de ouro. Nosso ranking, neste ano, foi um sucesso junto com a Federação Paulista de Hipismo”, disse Alexandre Morais de Oliveira, diretor de adestramento da SHP.
Em 2017, a média de conjuntos por prova foi de 60 concorrentes, bastante dos 35 a 40 registrados no ano passado. O aumento está relacionado à realização das etapas do CPA junto ao ranking, um formato seguirá em 2018. “A parceria com a FPH está dando certo, vamos mantê-la”, afirmou. Para o ano que vem, o diretor aponta que fará melhorias na organização.
>>> Confira todos os resultados 8ª e última etapa do ranking de adestramento da SHP — 2017
Na prova de 25 de novembro, diversos conjuntos tiveram seus horários alterados devido a conflitos na ordem de entrada, como, por exemplo, mesmo atleta entrando na sequência com dois cavalos diferentes ou no mesmo horário nas duas pistas e ainda animal competindo com atletas diferentes, mas sem ter tempo de aquecimento entre término de uma prova e início de outra.
Os ganhadores de cada série e categoria do ranking de adestramento da SHP serão conhecidos durante evento na hípica em dezembro.

A participação na etapa foi diversificada, contando com um conjunto paraequestre, duas amazonas da escola de equitação da SHP disputando na série pônei e cinco conjuntos em cavalos novos, além de 25 competindo na categoria amador e 13 em escola (elementar, preliminar e média 1).
Na prova de grande prêmio, a Micheline Ivette Schulze ganhou com a égua lusitana Brentina (65,533%), seguida de Pia Aragão e Zepelim Interagro (64,900%) e Sarah Waddell com Quixote Arco Polo Z (64,800%).
“Estou com a Brentina há dois anos, sou apaixonada por ela. Sempre me dei bem com fêmea, ela se entende comigo, temos uma parceria muito grande. Ela esteve parada, porque ficou doente, e essa foi a primeira prova depois de dois meses. Fiquei impressionada com ela, porque ela esboçou a passage e esboçou bem a transição, algo que eu estava com dificuldade. Ela fica no meu comando, se eu amolecer um pouco a perna, ela dá uma paradinha; tem de ficar toda hora montando”, contou Micheline Schulze. Para 2018, a amazona gostaria de participar de CDIs para tentar classificar a égua.

Depois de fazer a série cavalos novos 7 anos, Pia Aragão estreou Fellini Interagro na reprise prêmio São Jorge, na forte 2. “O Fellini é bastante jovem, mas a prova de 7 anos é tipo uma mini PSJ, então, ele está fazendo os movimentos. Foi a primeira prova dele. Todas as coisas difíceis, como pirueta, apoio e mudanças, ele fez bem”, contou Aragão. A amazona embarca em janeiro para temporada de provas em Wellington, na Flórida (EUA). Lá o Fellini fará small tour e o Zepelim, big tour.
>>> Quer receber as notícias por WhatsApp? Envie número para contato@adestramentobrasil.com
Fotos: Thais Cerioni
2 respostas para ‘“Encerramos com chave de ouro”, diz Alexandre Morais sobre etapa final do ranking SHP’