FEI avalia criação de código de pontos para julgamento

O grupo de trabalho de juízes de adestramento da da Federação Equestre Internacional (DJWG, na sigla em inglês para dressage judging working group) está discutindo uma proposta para elaboração de um código de pontos (code of points) para avaliação de um determinado número de movimentos na reprise grande prêmio. O objetivo é que este código de pontos aborde diversos aspectos do julgamento e contribua para garantir mais clareza, justiça e abertura no sistema.

O holandês Frank Kemperman, membro do FEI Bureau e presidente do comitê de adestramento da FEI, e Bettina de Rham, diretora de adestramento da FEI, explicaram que o DJWG criou um subgrupo — o grupo consultivo de estudo piloto do código de pontos (COPPSAG, na sigla em inglês para code of points pilot study advisory group) — para elaborar a proposta do código de pontos.

calhau_interno

Ao apresentar a proposta durante o FEI Sports Forum, realizado dias 26 e 27 de março em Lausanne (Suíça), o atleta olímpico da Grã-Bretanha Richard Davison, membro do DJWG,  mostrou uma visão geral detalhada do sistema de julgamento proposto, analisando as pesquisas que ele realizou sobre as demandas cognitivas do julgamento.

Para Bettina de Rham, o code of points “ajudará a padronizar o processo de julgamento, com base na justiça e transparência, e também contribuindo muito positivamente para a formação de juízes”.

Ao comentar a ideia, Richard Davison questionou se os nossos cérebros são capazes de tomar as mesmas decisões detalhadas na primeira hora de um teste de adestramento, bem como horas depois. “Nossas competições acontecem por horas a fio. Devemos, para um desempenho de julgamento ideal, ter uma referência padrão (código de pontos), rotinas padronizadas de busca visual, fazer a análise a partir de dados objetivos e também aprender com outros esportes em que o julgamento cognitivo é tão central”, pontuou.

O FEI Sports Forum contou com a participação de 250 delegados de 50 nações e representando diversos interesses e grupos de partes interessadas. Em sua sétima edição, o FEI Sports Forum é o local de debate da comunidade equestre global para discutir o futuro do esporte e ter uma influência nas políticas e regras que serão colocadas à votação na Assembléia Geral anual da FEI em novembro.

O fórum é uma peça crucial do processo de governança e de tomada de decisão da FEI, já que está aberto a todos os interessados e tem transmissão ao vivo (e função de repetição) pela internet, bem como documentação de suporte. Confira o vídeo e documentos na página oficial.

A última assembleia geral da FEI ocorreu de 18 a 21 de novembro em Montevidéu, no Uruguai. O evento contou com a participação de 250 delegados, representando 106 das 134 federações nacionais que englobam a FEI, e tomou decisões importantes sobre o futuro do esporte. Adestramento Brasil reuniu as principais medidas aprovadas — leia aqui.

Anúncios

Uma resposta para “FEI avalia criação de código de pontos para julgamento”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.