Sandra Smith explica como mitigar erros nas provas e melhorar notas

Estudar o regulamento é fundamental para entender o que os exercícios e as reprises pedem. Assim a diretora da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e juíza FEI 4*, Sandra Smith de Oliveira Martins, começou sua palestra sobre como ganhar mais pontos nas reprises e evitar erros de base, na sexta-feira 19/10, um dia antes do  Concurso de Adestramento Nacional (CAN) no Clube Hípico Santo Amaro (CHSA). Além de Smith, a juíza FEI 4* Claudia Mesquita palestrou sobre como é feito o julgamento da prova de cavalos novos. 

“É importante que os competidores leiam os objetivos das reprises para saber o que vai ser cobrado e comparar com a reprise anterior para ver o que não tinha e passa a ter”, explicou.

Smith ressaltou diversas vezes que, sem ritmo, descontração e contato, não se tem o resto. “Eles são o básico do adestramento.” Ela também salientou a importância de preparar para os movimentos.

Confira a seguir alguns dos temas abordados:

– alto: tem de chegar ativo. Em séries mais baixas, um alto e a saída progressivos, fazendo um, dois passos e parar ou sair, são permitidos. Mas é inaceitável em categorias mais altas, como São Jorge. O alto pede imobilidade;  cavalo tem de acostumar com a ficar parado e só andar quando for o cavaleiro mandar.

– cantos: precisa fazer os cantos, usá-los para engajar e equilibrar o cavalo. Então, entra nos cantos e chama o cavalo com meia-parada.

– desenhos: tem de ter atenção ao tamanho e desenho dos círculos e serpentinas. Nos círculos, quando acabar tem de fazer o canto. Nas serpentinas, tem de andar reto um corpo do cavalo antes de trocar de lado.

– contato: nas séries mais baixas, até preliminar, é aceitável que o cavalo fique um pouco mais esticado. Se estiver mais fechado, claro, que ganha mais nota.

– impulsão: é a atividade do cavalo; ele precisa mostrar o movimento natural, mostrar vida.

– transições precisam ser sempre suaves e cavaleiros precisam mostrar a diferença das andaduras. As transições contam nota. Tem de preparar para não perder nota.

– passo reunido não é andar devagar; tem de ter atividade, o que muda é o transpiste e a moldura. No reunido ,observe se o cavalo está dobrando as articulações, como se estivesse marchando.

– passo livre é sem contato algum, a rédea tem de fazer ‘barriga’.

– passo sempre tem peso dois.

– círculo abaixando o pescoço: o correto é manter o contato e o cavalo ir para frente e baixo, até o meio do peito. Mantenha a rédea de fora.

– meia pirueta e meia-volta sobre as ancas o cavalo tem de marchar e tem de se mexer.

– alto, recuar: tem de preparar o cavalo, ele tem de chegar equilibrado, fazer o alto e ficar imobilizado três segundo. Depois começa a recuar. Tem de manter o assento, com perna, e o cavalo tem de sair reto. O juiz conta o número de passos pela mão do cavalo.

– estilo livre: no freestyle, precisa mostrar claramente o que a prova pede. Recomendo fazer uma reprise com lógica,  organizada, o que fez para um lado, faz para o outro. Ao bolar a reprise, pensar como se fosse show: tem uma sequência, com introdução, meio e ápice. Para ganhar nota pela dificuldade, tem de fazer bem-feito. Faça primeiro a obrigação e depois o bonito. E escolha música cujo ritmo combine com a andadura.

Smith também se reuniu com cavaleiros das séries fortes (small, medium e big tours) para uma conversa exclusiva com eles a seletiva para os Jogos Pan-Americanos que ocorrem em 2019 em Lima (Peru).

Na terça-feira (16/10), a CBH divulgou que o conjunto que obtiver o melhor resultado brasileiro no CDI* de Buenos Aires terá vaga garantida no Time Brasil em Lima 2019. O CDI* na Argentina será realizado de 21 a 24 de novembro. 

Anúncios

2 respostas para ‘Sandra Smith explica como mitigar erros nas provas e melhorar notas’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.