Paulo Caetano destaca escala de treinamento e educação de cavalos como fundamentais em dressage

‘Equitação é o controle das espáduas. O mais importante é o quadro de ajudas. É a perna de dentro que empurra para rédea de fora’. Tudo isso — alertou o cavaleiro e treinador português Paulo Caetano — está certo, mas há muito mais no adestramento. 

Durante sua estadia em São Paulo, Caetano, que também é internacionalmente conhecido por seu trabalho com puro sangue lusitano, conversou com Adestramento Brasil. Perguntado sobre o que fundamental para os amadores aprenderem, ele apontou o conhecimento da escala de treinamento e a educação dos cavalos.

“A escala de treinamento da FEI é realmente a bíblia e as pessoas têm de estudá-la a nível teórico e colocá-la em prática no dia a dia no trabalho em pista”, disse. “Mas há algo que eu deixo para além da escala de treinamento, que é a educação do cavalo. Ela é extremamente importante. Ele tem de respeitar a nossa vontade, deve ser disciplinado, controlado. Isto é muito importante e vejo que, no meio mais amador, falha”, acrescentou.

Caetano completa 40 anos de profissão. Na entrevista em vídeo, ele contou um pouco sobre como começou a montar, seu envolvimento com o cavalo da raça puro sangue lusitano e a evolução da raça, além de dar dicas para amadores. Para ele, a evolução do lusitano se deu tanto na melhora da média dos animais quanto em cavalos chegando mais longe nas competições internacionais. “O cavalo lusitano que vai ser pódio de um dos três principais campeonatos do mundo já nasceu”, disse.

Confira a entrevista na íntegra:

Peca_midia_kit2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.