Após quantas provas o conjunto pode mudar de série?

Palavra_de_juizO momento certo de subir de série é uma decisão que os conjuntos devem tomar em conjunto com seus técnicos, levando em conta uma série de fatores. Quando mudar de nível foi uma questão enviada por uma amazona amadora por meio do Instagram de Adestramento Brasil e respondida pela juíza nacional oficial da CBH Lindinha Macedo.

Lindinha Macedo: Não existe nenhum dispositivo no regulamento da CBH sobre o tempo de permanência de um conjunto em determinada série. O que leva o cavaleiro a mudar de série é, exatamente, quando o cavalo e ele estejam aptos a fazer os movimentos das séries acima daquelas que estão competindo.

Então, se você está numa preliminar e quer ir para média 1, você terá de ver criteriosamente quais são os movimentos e qual é o grau de dificuldade da reprise e se o cavalo está pronto para isto.  Então, esta é uma decisão dos cavaleiros com seus instrutores, observando o cavalo.

Já a série cavalos novos é diferente, porque o quem é julgado é o cavalo, suas andaduras, e não o conjunto. Essas séries seguem as idades dos animais:  4, 5, 6 e 7 anos. Então, isto significa que, naturalmente, você não pode pegar um cavalo de seis anos e colocar para competir numa série de quatro.”

Leia também: Quando subir de série? Juízes explicam nota-alvo e o que mais considerar

Na seção  Palavra de juiz, perguntas enviadas por leitores sobre julgamento e regulamento de provas são direcionadas a juízes de adestramento para que sejam respondidas. Tem alguma dúvida? Envie sua pergunta.

Foto: divulgação | arquivo pessoal 


Apoie_AB_PayPalAssim como diversos sites jornalísticos, Adestramento Brasil não fechou o conteúdo para assinantes, mas dependemos do apoio de leitores como você para continuar existindo. 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.