Lima 2019: equipes podem mudar até duas horas do início das provas

Lima, Peru — As equipes dos países podem sofrer alterações até as 7 horas do dia 28 de julho, ou seja, duas horas antes de quando se iniciam as provas de adestramento nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Em entrevista exclusiva com Adestramento Brasil, Maribel Alonso, delegada técnica para adestramento nos Jogos, explicou que algumas das regras do Pan.

Logo-Sasa_lima“Esta é uma parte estratégica dos Jogos, que é vir com quatro titulares e uma reserva”, disse, explicando que os países que optam por levar reserva precisam passar o cavalo pela inspeção veterinária para que seja verificado se está ou não apto a disputar as provas. No Pan de Lima, apenas o Brasil e o Peru levaram conjuntos reservas; no caso do Brasil, a equipe de titulares ainda não foi divulgada. Nesta sexta-feira 26/07, todos os cinco cavalos foram aprovados no vet check (leia mais).

No entanto, para o sorteio da ordem de entrada, marcado para dia 27/07 às 16 horas (horário local de Lima, duas horas antes de Brasília), os chefes de equipes precisam apresentar a lista dos titulares e também a ordem de como querem que os conjuntos entrem em pista — são quatro grupos e um conjunto por país entra em cada um dos grupos, sendo que equipes com três podem optar por não ter conjunto apresentando-se no primeiro grupo. “Amanhã, o chefe de equipe precisa me dar a lista com os quatro conjuntos e como quer que se apresentem. Mas tem até o dia 28, às 7 h, para trocar”, explicou Alonso.

O sorteio começa pelos conjuntos de small tour, primeiro pelos individuais e depois as equipes; e na sequência os conjuntos de big tour. A ordem de entrada dos dias 28 e 29 de julho são iguais, o que muda é a reprise a ser executada. No dia 28/07, as provas são São Jorge e Grande Prêmio e, no dia 29/07, intermediária 1 e grande prêmio especial.

Alonso também disse que um cavalo da equipe do Peru teve um problema e não se apresentou no vet check. Outra baixa foi dos Estados Unidos, que anunciaram semana passada que o conjunto Endel Ots montando Lucky Strike estava fora dos Jogos, inclusive, nem embarcou para o Peru.

Neste sábado, 27/07, os conjuntos passam pela familiarização da pista, que estará decorada como no dia da prova. Cada país tem 15 minutos dentro da pista e 15 minutos fora do retângulo da pista.

Competições em Lima
vet check é a primeira etapa da disputa, uma vez que aprova (ou não) os cavalos para as provas. O primeiro dia de provas montadas será no domingo 28/7 com as reprises prêmio São Jorge para os conjuntos de small tour e grande prêmio para os de big tour, valendo para qualificação por equipe e individual.

No dia seguinte, 29/7, os conjuntos têm de executar as reprise intermediária 1 (small tour) e grande prêmio especial (big tour). Todos os conjuntos que fizerem pontuação maior que 58% estão aptos a disputar as provas de inter 1 e GPS, que valem para competição por equipe e como segunda classificatória individual. É nesta etapa que são definidas as medalhas de ouro, prata e bronze por equipe.

Os conjuntos qualificados para competir a final são submetidos à nova checagem veterinária, no dia 30/07. Eles retornam às pistas para disputar as medalhas de ouro, prata e bronze individuais, no dia 31/7, quando terão de se apresentar com música, no freestyle (inter 1 e GP). Para a competição individual, podem competir três conjuntos por país. Participam da final, 50% dos conjuntos de small tour e 50% de big tour entre mais bem-pontuados, exceto aqueles que não atingiram o índice de 58% na pontuação final.


Apoie_AB_PayPalAssim como diversos sites jornalísticos, Adestramento Brasil não fechou o conteúdo para assinantes, mas dependemos do apoio de leitores como você para continuar existindo. 

2 respostas para ‘Lima 2019: equipes podem mudar até duas horas do início das provas’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.