Campeonato Europeu: Charlotte Dujardin é eliminada após presença de sangue em Freestyle

A amazona britânica e medalha de ouro individual tanto nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 como no Rio em 2016, Charlotte Dujardin, foi eliminada na prova de grande prêmio do Campeonato Europeu, nesta terça-feira 20/08, após alcançar porcentual final de 81,91% montando Mount St. John Freestyle. A eliminação ocorreu após ser verificada presença de sangue no flanco da égua hanoveriana de dez anos, filha de Fidermark com Donna Gracia, que é filha de Donnerhall.


Apoie_AB_PayPalApoie o jornalismo profissional
Desde o lançamento, Adestramento Brasil leva informação confiável e relevante, ajudando aos leitores a compreender a modalidade. Não fechamos o conteúdo para assinantes. Por isto, contamos com a colaboração de pessoas como você para seguir com a produção editorial. 


A organização do evento emitiu uma nota oficial acerca da eliminação de Charlotte Dujardin e Freestyle. O texto diz: “A atleta britânica Charlotte Dujardin e Mount St. John Freestyle foram eliminadas da competição do Grande Prêmio hoje no Campeonato Europeu de Adestramento da FEI em Roterdã. Sangue foi encontrado no flanco esquerdo do animal na inspeção após a competição e, de acordo com o artigo 430.7.6.2 das regras de adestramento da FEI, isso resulta em eliminação. A eliminação sob esta regra não implica que houve qualquer intenção de ferir o cavalo, mas as regras estão em vigor para proteger o bem-estar de todos os cavalos concorrentes”.

De acordo com matéria da Horse & Hound, Dujardin afirmou estar obviamente absolutamente devastada e disse que nada deste tipo havia acontecido com ela antes. “A saúde e o bem-estar de meus cavalos são sempre minha prioridade número um, mas é claro que aceito a decisão”, publicou a H&H. Ainda segundo o site, Emma e Jill Blundell, proprietários do Monte St. John Freestyle, apoiaram a Charlotte, afirmando saber a seriedade com que a amazona leva o bem-estar da égua, e avaliaram que o conjunto teve um ótimo desempenho e que é um orgulho ter Charlotte Dujardin montando para eles.

EurosRotterdam_Freestyle-H&H
Foto da Horse & Hound

A eliminação de Dujardin custou a medalha de prata para a equipe do Reino Unido — Alemanha venceu pela 24ª vez, somando 244,969. Com 230,140, a Holanda levou a prata e o bronze ficou com a Suécia que somou 229,923. O Reino Unido terminou em quarto lugar com 228,991, tendo a nota de Dujardin e Freestyle descartada. Carl Hester e Hawtins Delicato obtiveram o maior porcentual válido para o time: 78,323.

Resultados individuais | Resultados por equipes 

Além de Charlotte, nos dois primeiros dias de provas do Campeonato Europeu de Adestramento, na reprise GP, outros três conjuntos foram eliminados: da Bélgica, Isabel Cool e Aranco V; de Luxemburgo, Nicolas Wagner e Quater Back Junior; e da França, Charlotte Chalvignac e Lights Of Londonderry. Um total de 69 conjuntos disputaram as provas de grande prêmio, realizadas dias 19 e 20/08 e que apontaram as equipes campeãs. As provas também serviram de qualificação individual.

As provas de grande prêmio especial (GPS) ocorrem na próxima quinta-feira, 22/08, e a GP estilo livre com música no sábado 24/08. O júri, composto somente de juízes internacionais FEI 5*, é presidido pela holandesa Mariette Sanders. Compõem o júri de campo: Isabelle Judet (França); Susanne Baarup (Dinamarca); Janet Foy (Estados Unidos); Clive Halsall (Inglaterra); Irina Maknami (Rússia) e Evi Eisenhardt (Inglaterra).

Foto principal: Charlotte Dujardin e Freestyle treinando em Roterdã / crédito: Facebook da atleta 

3 respostas para ‘Campeonato Europeu: Charlotte Dujardin é eliminada após presença de sangue em Freestyle’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.