Jessica von Bredow-Werndl abre com vitória a final da Copa do Mundo da FEI

Jessica von Bredow-Werndl saiu na frente na disputa pelo título da Copa do Mundo da Federação Equestre Internacional (FEI), que, atualmente, pertence à Isabell Werth com Weihegold. Grávida, a alemã montou a égua de 15 anos TSF Dalera BB para ganhar a prova de grande prêmio em sua versão curta. O conjunto obteve 84,793%, mais de quatro pontos porcentuais a mais que a dupla Cathrine Dufour com Vamos Amigos (80,019 %). Werth ficou em terceiro com 79,756%. A final da Copa do Mundo está sendo em Leipzig, na Alemanha (leia mais abaixo). Todos os conjuntos que pontuaram acima de 60% podem concorrer a prova estilo livre.

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=J56ZYZZLKPPV4&source=url

A última a sair dos 17 conjuntos da ordem de entrada, Jessica von Bredow-Werndl tinha de vencer a dinamarquesa Cathrine Dufour, que levou o Vamos Amigos, de dez anos, à primeira pontuação acima de 80% da competição. Todos os sete juízes estiveram de acordo, no entanto, ao colocar von Bredow-Werndl no topo do pódio .

Com duas medalhas de ouro olímpicas e três europeias conquistadas nos últimos oito meses, Jessica von Bredow-Werndl e a égua TSF Dalera BB parecem as favoritas para levar o título da FEI Dressage World Cup. Enquanto dirigia seu caminhão para casa cheio de cavalos saindo do CDI 3* em Ornago, na Itália, ela conversou com a FEI sobre o caminho que a levou até onde ela está agora em sua carreira e seus planos para o futuro. Mas, quando se trata de prever resultados, ela não aceita nada como garantido.

Ela disse que a chave do seu sucesso foi a decisão de “parar de tentar ser outra pessoa”. Aos 19 anos, ela já havia conquistado seis medalhas de ouro e duas de prata em Campeonatos Europeus, mas tudo deu errado aos 20 e poucos anos. “Tive alguns anos difíceis com quase nenhum sucesso e lutei muito. Já tinha sido campeã júnior e young rider muitas vezes, então sonhava com isso no nível sênior. Mas por mais de cinco anos isso não aconteceu”, contou.

Na entrevista, ela relatou que, quando parou de tentar imitar outros cavaleiros, começou a focar em fazer as coisas do seu jeito e do jeito que sempre amou fazer, “voltando a ser a garotinha que adorava brincar com seus cavalos. Os cavalos começaram a gostar mais e nunca mais quero perder essa alegria!”, disse.

Ao longo do caminho, ela trabalhou com muitos treinadores de primeira linha, incluindo Paul Elzenbaumer, “um homem muito paciente, amoroso e calmo”, segundo ela, e depois com Stefan Münch, compatriota Isabell Werth,que defende seu título na final de 2022 com Weihegold, depois Jonny Hilberath, Morten Thomsen Andreas Hausberger e Monica Theodorescu. “No entanto, sempre tenho minhas próprias ideias e conto também com meu irmão Benni (Benjamin Werndl), que é muito importante para mim. É nosso objetivo estarmos juntos na seleção alemã algum dia!”, ressaltou à FEI.

Jessica von Bredow-Werndl, cujo segundo bebê está previsto para nascer em agosto, monta TSF Dalera BB, de 15 anos, desde os oito anos de idade da égua. “Foi quando ela tinha 10 anos e vencemos a final de Louisdor, em Frankfurt, que percebi que ela poderia ser muito especial, e quando ela ficou em terceiro no freestyle em 2019 (no Campeonato Europeu da FEI em Roterdã) foi o dia em que pensei que era possível. Então, dois anos depois (nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e no Campeonato Europeu de Adestramento da FEI em Hagen) provamos isso!”, disse.

Mais detalhes sobre a grande final
A 35ª final da Copa do Mundo a FEI está sendo disputada por 17 conjuntos, um a menos que os 18 tradicionais, depois que a polonesa Katarzyna Milczarek desistiu de competir porque seu cavalo, o lusitano Guapo, de 11 anos, apresentou problema dentário. A retirada de última hora de Milczarek não deu tempo para substituições. A vaga ficou sem ser preenchida — se isso ocorresse quem ocuparia o lugar seria o húngaro Csaba Szokola.

A qualificação para a final da Copa do Mundo de 2022 foi um procedimento longo para a amazona, já que a temporada da Liga da Europa Central começou no início da primavera de 2021 e seguiu até março de 2022! O conjunto cenceu a qualificação de Samorin (SVK) em junho de 2021 e ficou em segundo lugar na última qualificação em Motesice (SVK) em março de 2022.

A alemã Isabell Werth e a égua Weihegold OLD, de 17 anos, estão defendendo o título que conquistaram juntas em 2017, 2018 e 2019. No total, Werth ganhou cinco títulos da FEI Dressage World Cup, tendo obtido seu primeiro em 1992 montando Fabienne e o segundo em 2007 com Warum Nicht. Se vencer na final de 2022, Werth se tornará a primeira campeã pelo quarto ano consecutivo desta prestigiosa série e Weihegold será o primeiro cavalo a vencer em quatro ocasiões consecutivas. Após uma carreira brilhante, Weihegold OLD será oficialmente aposentada após a decisão do título Freestyle de sábado (09/04).

O cavalo mais jovem da final é o garanhão de nove anos Ich Weiss, montado pelo holandês Thamar Zweistra. Já os mais velhos são Aquamarine, montado por Yvonne Losos de Muniz, da República Dominicana; Atterupgaards Orthilia, montado por Nanna Skodborg Merrald, da Dinamarca, e a égua Weihegold, de Isabelle Werth, todos com 17 anos de idade.

O atleta mais jovem na final deste ano é o espanhol Juan Matute Guimon, de 24 anos.

A primeira final da FEI Dressage World Cup™ aconteceu em ’s-Hertogenbosch (NED) em 1986 e a primeira vencedora foi a dinamarquesa Anne-Goethe Jensen montando Marzog.

As finais da FEI Dressage World Cup foram canceladas em 2020 e 2021 devido à pandemia.

O país que detém o recorde de mais vitórias na série de Copas do Mundo da FEI é a Holanda, com um total de 13, incluindo nove que Anky van Grunsven conseguiu.

Foto: divulgação FEI – Richard Juilliart

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.