O concurso de adestramento nacional (CAN) e da Copa ABPSL, que ocorrem durante a 40ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano, na Sociedade Hípica Paulista, nesta quinta e sexta (19 e 20 de maio) têm 76 conjuntos inscritos. Os profissionais são maioria e a forte 2 sênior será a mais disputada, com 18 concorrentes. Para os conjuntos do CAN disputando small tour, as provas são válidas para obtenção de índice para compor o certificado de capacidade (COC), necessário para os Jogos Sul-Americanos.
As provas do CAN e a Copa ABPLS são realizadas em apenas uma pista, a de areia, ao lado da de grama, perto das quadras de tênis. Foi montada uma estrutura social, com mesas e cadeiras, ao lado da pista principal.
Confira as ordens de entrada na página especial – calendário 2022.
Assista às provas:
CAN vale para índice para Odesur
Todos os conjuntos competindo no Odesur 2022 devem ter alcançado, entre 01 de janeiro de 2021 e 29 de agosto de 2022, os índices mínimos de elegibilidade para obterem o certificado de capacidade (COC). Os conjuntos de small tour têm atingir uma média de, ao menos, 62% entre as reprises prêmio São Jorge (PSJ) e intermediária 1 no mesmo evento.
São necessários dois índices desses em dois eventos distintos para obter o COC. A média nestes dois eventos será a pontuação final. Já os conjuntos de big tour devem atingir 60% de média final em um CDI 2* ou acima em uma reprise de GP.
O COC é pré-requisito para competir nos Jogos Sul-Americanos. Além dele, a Confederação Brasileira de Hipismo fará um processo seletivo para a escolha dos conjuntos que integrarão a equipe brasileira na 12ª edição dos Jogos Sul-Americanos, que ocorre em outubro em Assunção, capital do Paraguai.
Os resultados considerados para a seleção deverão ser obtidos no período 01 de julho a 28 de agosto de 2022. Os conjuntos no Brasil terão dois CDIs 3* observatórios no País: de 22 a 24 de julho na capital paulista e de 26 a 28 de agosto em Tatuí, no interior de São Paulo.
Os conjuntos competindo em small tour terão calculadas, para cada evento, a média dos seus porcentuais finais das reprises de São Jorge e intermediária 1. O CDI 3* em que o conjunto atingir a maior pontuação média (PSJ + inter1) será considerado para a seletiva. Já em big tour serão consideradas, para cada evento, a média dos porcentuais finais das reprises de grande prêmio e grande prêmio especial, tendo acrescentados 3 p.p.
Serão observados pela CBH para formação do Time Brasil apenas resultados em eventos CDI 3* ou superior e desde que o conjunto participe de todas as provas do CDI em questão. O CDI 3* no qual o conjunto atingir a maior pontuação será considerado para a escalação. Conjuntos de small tour e big tour disputarão as vagas da equipe indistintamente.
Adestramento Brasil está compilando em planilha as notas para compor índices para COC, bem como as notas para a seletiva do Time Brasil para Odesur 2022. Acompanhe aqui.
=> Programa CAN de maio na SHP
=> Confira o documento completo com o novo processo de seleção.