ATUALIZADA* – Pedro Manuel Tavares de Almeida manteve porcentual acima dos 68% com Famous do Vouga nesta sexta-feira (13/05). Competindo no CDI 3* Las Cadenas 2022, na Espanha, o conjunto cravou 69% na nota final na prova de grande prêmio, ficando na nona colocação. A competição teve 28 concorrentes, entre eles, sua irmã Luíza e a mãe, Thereza.
O GP do CDI 3* foi julgado por Elke Ebert (FEI 5, Alemanha); Maribel Alonso de Quinzaños (FEI 5, México); Eduard de Wolff Van Westerrode (FEI 5, Holanda); Peter Storr (FEI 5 Reino Unido) e Claudia Matos (FEI 3*, Portugal).
A última prova de Pedro e Famous havia sido no CDI 3* de Beloura, em Portugal, quando o conjunto fez 69,630% no GP, galgando a segunda colocação entre os 15 concorrentes. Antes disso, a dupla havia feito 67,217% no GP do CDI 3* Andalucía deja Huella, em Jerez de la Frontera, na Espanha.
Ao comentar a evolução do conjunto, antes de competir no Las cadenas, Pedro contou a Adestramento Brasil que ele está voltando a competir e, pegando ritmo de prova, acaba evoluindo, dando tranquilidade e acertando mais detalhes, que fazem a diferença.
“Ter este ritmo de prova internacional de novo coloca o cavaleiro, o conjunto, em outro patamar e ter ajudado”, disse. Ele também atribuiu parte da melhora dos resultados aos movimentos de piaffe e passage, que estão mais sincronizados.
No domingo, Pedro e Famous retornaram à pista para a execução do grande prêmio especial, prova que levou a dupla ao pódio. Os 70,362% de pontuação final colocaram o brasileiro na terceira colocação.
Os Tavares de Almeida, da Coudelaria Rocas do Voga, estão em turnê na Europa. No CDI 3* Las Cadenas 2022, Luíza competiu com Rosa Belle no GP, com quem tem feito internacionais na península ibérica, e fez 60,783% (26º lugar). Com Xaparro do Vouga, Thereza Novaes de Almeida terminou o grande prêmio com 59,761% (27ª colocação).
* Matéria atualizada em 16 de maio para inserção da nota do GPS.