Dezoito conjuntos, sendo 14 em small tour, disputam, nesta sexta-feira (22/07), as provas do concurso internacional de adestramento, dando início ao processo de seleção no Brasil para a equipe que representará o País no Sul-Americano 2022. Além desses, 33 conjuntos competem em diversas séries e categorias no concurso nacional (CAN). As provas ocorrem na Sociedade Hípica Paulista (SHP) e serão transmitidas online e ao vivo (assistam abaixo).

Pista 1
Pista 2

Programe-se
>>> Confira programas, ordens de entrada e resultados
Quarta | 20/07
Das 9 h às 12 h e das 14 h às 17 horas — Curso com juíza internacional de adestramento e CCE nível 3 com Mercedes Campdera
Quinta | 21/07
- Das 09 h às 10 horas — inspeção veterinária do CAN
- Às 10 horas — inspeção veterinária do CDI 3*
- Das 9 h às 12 h e das 14 h às 17 horas — Curso com juíza internacional de adestramento e CCE nível 3 com Mercedes Campdera
Sexta | 22/07
CDI 3*:
- Small tour: reprise prêmio São Jorge
- Big tour: reprise grande prêmio
CAN:
- Elementar – aberta e profissional (nº 1)
- Preliminar – aberta e profissional (nº 1)
- Média 1 – aberta e profissional (nº 1)
- Média 2 – aberta e profissional (nº 1)
- Forte 1 – aberta e profissional (nº 1)
Sábado | 23/07
CDI 3*:
- Small tour: reprise intermediária 1
CAN:
- Elementar – aberta e profissional (nº 2)
- Preliminar – aberta e profissional (nº 2)
- Minimirim (elementar nº1)
- Mirim (FEI Children Preliminary Competition A Ed. 2020)
- Júnior (FEI Junior Preliminary Competiton Ed. 2000)
- Média 1 – aberta e profissional (nº 2)
- Média 2 – aberta e profissional (nº 2)
- Amador top (Premio São Jorge Ed. 2009 At. 2021)
Domingo | 24/07
CDI 3*:
- Small tour: kur – intermediária 1 estilo livre
- Big tour: grande prêmio especial
CAN:
- Pônei (Pônei Escola teste A)
- Minimirim (elementar nº2)
- Mirim (FEI Children Preliminary Competition B Ed. 2020)
- Júnior (FEI Junior Team Competition Ed. 2009 At. 2021)
- Forte 1 – aberta e profissional (nº 2)
- Amador top (YR Freestyle Ed. 1999 At. 2017)
Seleção Time Brasil
Desde maio, provas de alto nível têm apontado que a disputa para integrar o Time Brasil será forte. A expectativa é que o País forme para o Sul-Americano no Paraguai uma equipe capaz de trazer o ouro não apenas individual como por equipe, a exemplo do que já ocorreu no passado.
O processo seletivo para a escolha dos conjuntos que integrarão a equipes brasileira na 12ª edição dos Jogos Sul-Americanos, que ocorre em outubro em Assunção, capital do Paraguai, terá critério objetivo. Valerá a média considerando as provas de São Jorge e intermediária 1 para small tour e grande prêmio e grande prêmio especial (GPS) no big tour — este último acrescentando-se três pontos porcentuais (3 p.p).
Os conjuntos competindo em small tour terão calculadas, para cada evento, a média dos seus porcentuais finais das reprises de São Jorge e intermediária 1. O CDI 3* em que o conjunto atingir a maior pontuação média (PSJ + inter1) será considerado para a seletiva.
Já em big tour serão consideradas, para cada evento, a média dos porcentuais finais das reprises de grande prêmio e grande prêmio especial, tendo acrescentados 3 p.p.
Os resultados considerados para a seleção deverão ser obtidos no período 01 de julho a 28 de agosto de 2022. Os conjuntos no Brasil terão dois CDIs 3* observatórios no País: de 22 a 24 de julho na capital paulista e de 26 a 28 de agosto em Tatuí, no interior de São Paulo. Serão observados apenas resultados em eventos CDI 3* ou superior e desde que o conjunto participe de todas as provas do CDI em questão.
O CDI 3* no qual o conjunto atingir a maior pontuação será considerado para a escalação. Conjuntos de small tour e big tour disputarão as vagas da equipe indistintamente. Confira o documento completo com o processo de seleção.
Ouro em Buenos Aires
Em 2018, o Brasil manteve o favoritismo sul-americano e ganhou por equipe o CDI 1* de Buenos Aires que serviu como seletiva para os Jogos Pan-Americanos de Lima em 2019. João Paulo dos Santos com Carthago Comando SN ganhou venceu as três provas (prêmio São Jorge, intermediária 1 e kür) na competição e levou o ouro. No pódio individual, Mauro Pereira da Silva Junior e Don Enrico AMM ficaram na terceira posição nos três dias e levou o bronze. A equipe foi formada ainda por Yara Fernandez com Dileto HI e Victor Ávila com Al Pacino Comando SN.
Adestramento Brasil está compilando em planilha as notas para compor índices para COC, bem como os porcentuais válidos para a seletiva do Time Brasil, considerando apenas os conjuntos de nacionalidade brasileira, aptos a competir em Assunção 2022. Acompanhe aqui.