No próximo fim de semana, de 10 a 12 de março, dez conjuntos participarão do primeiro Encontro de Amadores em Tatuí (interior de São Paulo), que conta com apoios da Coudelaria do Castanheiro, da Woods Wine e da Federação Paulista de Hipismo (FPH). “O encontro nasceu da necessidade de os amadores serem promovidos, valorizados e incentivados. Ao longo destes anos, teve muito pouco incentivo para os amadores”, explicou a juíza nacional e internacional, Claudia Mesquita, que também é organizadora do evento.
De fato, são os amadores que movimentam, em grande parte, o esporte, comprando cavalos, investindo em treinadores e em materiais e participando de competições. “É um grupo muito grande, formado por pessoas que trabalham todos os dias em diversas atividades, mas que não vivem do hipismo. Adoram o adestramento e o cavalo; e gostariam da oportunidade de ter um pouco mais de conteúdo técnico para melhorar a sua montaria, ao mesmo tempo em que passam um fim de semana conhecendo pessoas e fazendo novas amizades”, acrescentou Mesquita.
O Encontro de Amadores será realizado na Coudelaria do Castanheiro, haras criador de animais da raça puro sangue lusitano. O evento começa na sexta-feira com palestra e apresentação de vídeos mostrando exercícios e movimentos exigidos nas séries da elementar até a forte 1. A ideia é proporcionar um embasamento teórico, já que no sábado e no domingo os participantes farão clínicas montadas (uma aula por dia) com a juíza Claudia Mesquita.
Na sexta, após a aula teórica, será oferecido um coquetel de confraternização com vinhos fornecidos pela Woods Wine, que também fará sorteio entre os participantes. A ideia, segundo a organizadora, é que o grupo passe um fim de semana agradável, praticando o adestramento, conhecendo novas pessoas e trocando experiências e informações.
Este primeiro encontro, explicou Mesquita, é um piloto para entender as demandas dos amadores e a aderência a este tipo de evento. “Levamos a ideia para a dra Clélia [Erwenne Araújo Pinto], que abraçou como sempre. Ela sempre foi uma incentivadora e sempre esteve comprometida com o esporte, então, abraçou esta ideia conosco”, contou a juíza.
Para a edição de 10 a 12 de março, todas as dez vagas disponíveis foram preenchidas e já há lista de espera para o próximo encontro que consta no calendário da FPH. “Como este é um projeto piloto, dependendo de como os amadores que estiverem lá responderem ao evento, outros encontros podem ser marcados”, disse Mesquita.