TRYON, EUA — Em sua estreia nos Jogos Equestres Mundiais (WEG), Giovana Prado Pass, montando Zingaro de Lyw, terminou a prova de grande prêmio com porcentual final de 65,217%, nesta quarta-feira (12/9) Ainda que a nota não tenha sido a esperada pela atleta, ela bateu o recorde de conjuntos brasileiros em WEG — até então, a maior nota havia sido 63,843%, de João Victor Marcari Oliva, com Signo dos Pinhais, a edição passada na Normandia.
Também disputando o primeiro dia das competições de GP, Leandro Silva e Di Caprio foram o quinto a entrar em pista, às 9h36 (horário local). O conjunto terminou com 63,171%, reflexo de erro na reprise. Em entrevista ao Adestramento Brasil, Silva lamentou o ocorrido, mas se mostrou contente em disputar os Jogos
“A prova em si foi boa. Por ser um dos primeiros cavalos a entrar na pista, normalmente, as notas se mantêm um pouco mais baixas, tanto que no final, assistindo, vemos que os juízes vão elevando o nível das notas. Isto eu já sabia. O que não estava no esperado foi o erro que cometi. Foquei demais em montar ele, em colocar bem e ativo e acabei dispersando da reprise e foi onde cometi erro”, disse. O sino não chegou a bater, mas o conjunto teve nota descontada — 2% sobre o total da prova por juiz. “É muito ponto.” O erro foi em C, na figura que pede alto, recuar e partida na diagonal no trote alongado, mas que Leandro partiu para passage.
Giovana Pass entrou na pista após uma chuva muito forte ter caído por aproximadamente uma hora, no intervalo para almoço. Quando ela começou o percurso, não chovia mais, mas fazia calor.
A amazona não falou com o Adestramento Brasil no dia de sua prova. Em sua página no Instagram, a amazona disse que fez o melhor para o momento. Um dos pontos altos da apresentação do conjunto foram os piaffes, que tiveram nota média de 7.
“Sempre esperamos um pouco mais. Mesmo assim só tenho a agradecer por essa experiência incrível que foi montar meu primeiro mundial. Alguns episódios desagradáveis no meio do caminho, mas estes estiveram sempre presentes; espero que, em breve, não estejam mais. Obrigada a todos os envolvidos! E obrigada Zingaro, pra mim você é o melhor! E vamos em frente, novos objetivos!”, escreveu. Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Pass e Zingaro terminaram em 47º e 67,700%.
As provas de GP que definem o placar por equipes segue nesta quinta-feira (13/9). Contando os dois dias de provas, um total de 77 conjuntos disputam uma vaga Pedro Manuel Tavares de Almeida compete às 9h45 e João Victor Marcari Oliva entra às 14h27, ambos horários locais (uma hora a menos que Brasília). Acompanhe os resultados aqui.
Definido pela Federação Equestre Internacional (FEI), o júri para o adestramento conta com sete titulares, um reserva, um delegado técnico e um comissário chefe. Anne Gribbons, sueca de nascimento, mas que representa os Estados Unidos, é a presidente do júri que contará com Mariette Sanders-Van Gansewinkel (Holanda), Andrew Gardner (Grã Bretanha), Katrina Wuest (Alemanha), Annette Fransen Iacobaeus (Suécia), Hans-Christian Matthiesen (Dinamarca) e Susan Hoevenaars (Austrália) . Thomas Lang, da Áustria, é o juiz reserva; a canadense Cara Whitham será a delegada técnica e Elisabeth Williams, dos Estados Unidos, a comissária chefe. Também dos EUA, Elisabeth Williams será a representante do adestramento no comitê de recursos.
2 respostas para ‘Giovana Pass faz 65,217% e bate recorde brasileiro em WEG’