Reprise curta de GP passa a valer em 2022

A Federação Equestre Internacional (FEI) divulgou os regulamentos atualizados que valem a partir de 1º de janeiro. Eles refletem as discussões realizadas durante a Assembleia Geral, em novembro de 2021. No adestramento, entre as mudanças, está a inclusão, em determinadas competições, do teste curto de grande prêmio. Depois de ter sido testado em algumas competições, a FEI adicionou, no regulamento de 2022, a versão encurtada da reprise de grande prêmio. A prova deverá ser usada nas competições da Copa do Mundo da FEI, segundo os regulamentos. As demais reprises seguem valendo. Leia a seguir quais foram as principais mudanças nas regras da modalidade.


Apoie_AB

Jornalismo de qualidade requer dedicação! Isso significa tempo para apurar as informações, cobrir as provas, fazer as entrevistas…

Agradecemos a todos apoiadores e anunciantes do site, mas reforçamos que precisamos da colaboração de pessoas como você para seguir com a produção editorial.

Clique e seja um apoiador via Paypal. Você que escolhe o valor!

Você também pode contribuir anunciando ou fazendo Pix (contato@adestramentobrasil.com)


Durante a Assembleia Geral da FEI 2020 já havia ficado acordado que a versão curta do GP apresenta nível equivalente de dificuldade quando comparada à reprise tradicional de GP. Agora, o novo teste passa a valer de verdade em competições selecionadas – a reprise de GP, bem como as demais, seguem em uso. O GP curto, inclusive, contará pontos para o ranking mundial, o FEI Dressage World Ranking, nos mesmos moldes da reprise de grande prêmio.

modelo de um GP mais curto foi testado em 2018, quando recebeu diversas críticas. Em 2019, ele foi novamente usado no CDI-W do Olympia Horse Show, quando foi testado com os 16 conjuntos que disputaram a competição. Confira aqui como é a reprise.

Outras alterações
Entre outros pontos, passa a ser permitido o uso de abafadores no ouvido do cavalo na inspeção veterinária; fica proibido pintar qualquer parte do corpo do cavalo — usar spray colorido para feridas e pomada, se necessário, é permitido, mas não pode ser usado para ocultar uma ferida ou lesão existente.

A FEI também deixou claro que é estritamente proibido o uso de qualquer tipo de substância branca (como parecido com marshmallow ou creme de barbear creme) ao redor da boca do cavalo para imitar a formação de espuma, sendo a prática considera trapaça e contra o bem-estar do cavalo, pois pode ocultar lesões labiais. Isso resultará em um aviso/advertência ou em um cartão amarelo.

A FEI alterou a penalidade por falta técnica.

Agora a cada falta técnica será descontado 0,5 ponto porcentual por cada juiz, incluindo o freestyle, mas não resultam em eliminação. São consideradas faltas técnicas: entrar no espaço ao redor da pista portando chicote ou ligas e com discrepância no vestuário (por exemplo, falta de luvas); entrar na arena antes do som do sino; não entrar na pinta dentro de quarenta e cinco (45) segundos após o sino, mas dentro de noventa (90) segundos; em testes freestyle, entrar na pista após mais de trinta (30) segundos de música; usar a voz ou clicando a língua repetidamente; não pegar as rédeas com uma mão na saudação.

A dedução por erro de percurso segue mantida: no primeiro erro descontam-se dois pontos porcentuais (2 p.p.) da nota final por juiz e se elimina no segundo erro.

Não deixe de conferir as alterações nos documentos originais (em inglês):
– Versão com marcação das alterações do Regulamento de Adestramento da FEI 2022
– Versão limpa do Regulamento de Adestramento da FEI 2022
– Regras para a contagem de pontos para o Ranking Mundial da FEI
Página da FEI com todos os regulamentos gerais

Releia o memorando da comissão de adestramento por ocasião da Assembleia Geral 2021

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.