Lindinha, da FPH: “Treinem, busquem resultados, mas sempre priorizando os bons-tratos”

“A principal coisa que atleta tem de colocar na cabeça é bons-tratos e preservação do animal; tem de tomar todos os cuidados com os animais, fazer dentes, acompanhamento veterinário, vacinas, ter treinos de qualidade, não entrar pingando na pista”, ressaltou a diretora de adestramento da Federação Paulista de Hipismo, Lindinha Macedo, em entrevista, após a abertura da temporada de provas oficiais da FPH e na qual comentou as expectativas para este ano.

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=J56ZYZZLKPPV4&source=url

Macedo frisou que o tema de bons-tratos deve permear todo o relacionamento com os animais e disse que vai inserir o código de conduta junto aos programas das provas da federação. “O cavalo deve ser tratado como sua majestade. Treinem, busquem resultados, mas sempre priorizando os bons-tratos ao animal, porque ele é a grande estrela do esporte. Eu estou sempre de olho em como cavalo entra na prova, como está arreado, apresentado, se está pingando de suor”, completou.

Na entrevista, Lindinha Macedo reforçou, diversas vezes, que o objetivo da federação é fomentar o esporte. Por isso, o ranking e as provas contam com séries como estreante e iniciante, além das categorias juvenil e amador top.

Para 2022, a diretora avalia que será o primeiro ano no qual será possível fazer uma temporada completa de provas, devido ao arrefecimento da Covid-19. “É primeiro ano, depois da pandemia, que vamos conseguir ter várias provas, CDIs. Estamos trabalhando e caminhando junto com a CBH que está moderna”, apontou.

Entre as iniciativas, a diretora falou que a realização de competições em Tatuí já é uma realidade e que há conversas para levar provas a outras entidades no interior, como em Ribeirão Preto.

Assim como em 2021, neste ano, haverá um Campeonato Paulista de Cavalos Novos separado do de amador e da Taça São Paulo. Será dias 09 e 10 de julho, no Centro Hípico De Tatuí/Hípica Centaurus, quando também ocorrerão concurso nacional de adestramento (CAN), etapa de Adestramento da FPH para amadores, válida como ranking e para Troféu Eficiência e a 2ª etapa de Adestramento Paraequestre da FPH, válida para o Troféu Eficiência.

Troféu Eficiência

Com relação ao Troféu Eficiência, em 2022, as provas válidas ocorrem junto com etapas de rankings das hípicas, bem como no interior, diferentemente do que ocorreu em 2021, quando a FPH fez provas da federação em parceria com o lusitano e o CCE — leia entrevista concedida no ano passado.

“A FPH quer fomentar o esporte. Vários cavaleiros me pediram para colocar com os rankings. Não é uma regra; posso fazer prova só da federação, mas ideia foi atender ao pedido dos cavaleiros”, justificou.

A iniciativa deu certo. A primeira etapa, junto com Ranking da SHP, teve um total de 68 conjuntos em pista, sendo a série mais concorrida a forte 2 sênior (profissional), seguida da preliminar amador (com sete concorrentes) e da média 2 amador e elementar profissional (com cinco em cada). Questionada sobre como avalia a primeira prova, Lindinha disse que, como não julgou, não pode avaliar os conjuntos, mas que pelo que ouviu dos juízes o nível das reprises agradou. “Estou muito feliz”, disse, adiantando que a FPH deve incorporar novidades ainda neste ano.

As regras para o Troféu Eficiência seguem na mesma linha do passado. A contagem não considera descartes, mas é necessário, para concorrer, ter competido em pelo menos 50% das etapas válidas. Provas estaduais têm peso maior, conforme abaixo. Sagra-se campeão do Troféu Eficiência o conjunto que tiver obtido o maior número de pontos ao longo do ano na série ou categoria em questão. No caso de empate, será utilizado o maior número de vitórias para fazer o desempate. A tabela leva em conta o número de concorrentes e a colocação do conjunto.

Os eventos terão coeficientes diferentes, com o intuito de fomentar a participação nos eventos estaduais e paulistas. São eles:

  • Campeonato Paulista (coeficiente x 3)
  • Temporadas e Etapas da FPH (coeficiente x 3)
  • Taça São Paulo (coeficiente x 3)
  • Campeonato Brasileiro (coeficiente x 1)
  • Campeonatos Nacionais (coeficiente simples x 1)
  • Campeonatos Internacionais (coeficiente simples x 1)

FPH: 

Foto: arquivo pessoal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.