João Victor Marcari Oliva estreou, no último fim de semana, sua participação, neste ano, em competições em Portugal. O brasileiro, que está passando uns meses no país, montou Xiripiti TVF e se classificou em segundo lugar nas duas provas que disputou no CDE (Concurso de Dressage Especial), realizado no Centro Equestre Internacional Alfeizerão (CEIA). No grande prêmio pontuou 67,029% e no grande prêmio especial fez 68,830%.
“Tive uma semana de treino e de adaptação com esse cavalo, treinando com Paulo Caetano, e decidimos fazer essa prova nacional”, contou ao Adestramento Brasil. Oliva ressaltou que a prova foi um treino para avaliar o que precisa ser ajustado. Xiripiti TVF que fez carreira com a amazona portuguesa Maria Caetano Couceiro.
João Oliva disputou contra Miguel Ralão Duarte, montando Disturbio, que venceu com 68,804% no GP e 70,319% no GPS. Não havia mais conjuntos na categoria.
O brasileiro, que já conquistou cinco índices com Xamã dos Pinhais para competir os Jogos Equestres Mundiais, permanece mais quatro ou cinco meses montando em Portugal. Desde 2014, Oliva reside na Alemanha. O objetivo da estadia em Portugal, treinando também com Carlos Manuel Lucas Lopes, juiz 4* da Federação Equestre Internacional (FEI), é participar de quatro concursos de adestramento internacionais (CDI) e de competições nacionais. Na Alemanha, seu técnico é Norbert Van Laak.

Para esta temporada em Portugal, João Victor levou cinco dos seus cavalos: os de raças alemãs Toliva V.O e Feel Good V.O e os Lusitanos Faisão TV, Hussein V.O e Xamã dos Pinhais. Os CDIs planejados são o CDI3* em Abrantes (23 a 25/3), o CDI3* em Alter do Chão (20 a 22/4), o CDI3* em Companhia das Lezírias (03 a 05/5) e o CDI3* de Cascais (18 a 20/5).
Em entrevista em vídeo em dezembro, Oliva havia adiantado seus planos de competir em Portugal e avaliado sua estadia na Europa. “Lá é o lugar onde tem mais concorrência, melhores treinadores e melhores competições. É o polo do adestramento e onde a gente tem de ficar, se a gente quer ser alguma coisa neste esporte”, disse.


3 respostas para ‘Em Portugal, João Victor Oliva fica em segundo com Xiripiti em concurso nacional’