Lima 2019: Brasil fecha primeiro dia com diferença de 2 pontos porcentuais à frente do México

Lima, Peru — Finalizado o primeiro dia de provas de adestramento nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, o Brasil está apenas 2,227 pontos porcentuais à frente do principal competidor para a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020: o México. A equipe brasileira fechou a participação nas provas de São Jorge e grande prêmio (GP) com 204,473%, ligeiramente à frente dos mexicanos que somam 202,246%. No Pan de Toronto, o Brasil levou a medalha de bronze por uma diferença de pouco mais de dois p.p. A diferença mais apertada, no entanto, é entre os Estados Unidos, que lideram com 219,970%, e o Canadá que vem logo atrás com 219,828%.  

Logo-Sasa_limaAs notas divulgadas já incluem o 1,5 ponto porcentual nos conjuntos de big tour e excluem os descartes.  No caso dos times mistos, ou seja, formados por conjuntos de small e de big tour, soma-se 1,5 ponto porcentual às notas dos conjuntos de big tour para se obter a pontuação final por equipe. Por exemplo, se um conjunto fez 60% no grande prêmio, a nota passa a ser 61,5% para somatória por equipe. Esta bonificação não vale para as notas na competição individual.

No total, três conjuntos foram eliminados: Luis Maria Argzone com Faberge D´Atela, pela Argentina; Bárbara Chiweber Kunstmann e Entusiasta pelo Chile; e Jose Ramon Urubeca Borrego e Zaire pelo Uruguai, o que acabou com a chance da Argentina e do Chile de competirem por equipe no Pan.

O domingo terminou com Sarah Lockman, dos Estados Unidos, na liderança com First Apple, seguida das canadenses Tina Irwin e Laurencio em segundo e Lindsay Kellock com Floratina em terceiros. Dos brasileiros, João Paulo dos Santos e Carthago Comando SN terminou o primeiro dia de provas na 10ª posição geral; Leandro Aparecido Silva com DiCaprio na 14ª; João Victor Oliva com Biso das Lezírias na 17ª e Pedro Tavares de Almeida e Aoleo na 25ª colocação.

Disputa
Até o intervalo antes do almoço, o Brasil estava à frente do México. Na abertura das competições de adestramento nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, até o almoço, competiram dois brasileiros e dois mexicanos. Pelo Brasil, o melhor foi João Paulo dos Santos e Carthago Comando SN que fizeram 69,029% e ficaram na 5ª posição. João Victor Marcari Oliva fez 66,618% com Biso das Lezírias e até o momento estava em 7º. Os mexicanos, principais rivais do Brasil terminaram o bloco da manhã com Jesus Enrique Palacios e Tinto em 9º lugar (65,529%) e Irvin Leiva Guillermo com Pabellon em 13º (63,971%). Leia matéria completa aqui.

As competições foram retomadas às 13 horas, horário de Lima (duas horas a menos que Brasília), com a argentina Fiorella Mengani e Assirio D Atela, ainda em small tour. Depois do intervalo de almoço, os dois primeiros blocos foram de small tour e o último de big tour. Mengani fez 64,529% e, na sequência, Alexandra Dominguez Thomas, da Guatemala e com bastante torcida, pontuou 68, 647% com Etanga, tomando a 6ª posição — atrás de João Paulo dos Santos e Carthago Comando SN e à frente de João Victor Marcari Oliva que passou a 8º com Biso Das Lezirias.

Segundo conjunto dos EUA a competir, Jennifer Baumert e Handsome fez uma prova limpa, somou 72,441% e passou à terceira colocação, empurrando, uma vez mais, os brasileiros para baixo na classificação geral parcial. De Barbados, Roberta Foster e Chichic terminaram a prova com 66,618%. O colombiano Raul Corchuelo conquistou, ao sair de pista, a 8ª posição, passando Oliva para 10ª. Ele fez 68,235% com Señorita 43. Na sequência, a peruana Monika Von Wedemeyer somou 62,265% com Briar S Boy, fechando o primeiro bloco após o almoço.

Ainda em small tour, as competições foram retomadas, após intervalo de 15 minutos, com o chileno Carlos Fernandez que fez 64,676% com Destinado LXVII. Da Guatemala, Isabel Arzu De Arroyo somoou 63,765% com Macchiato e Patricia Ferrando fez 65,97% com Zen pela Venezuela.

Na sequência, a argentina Vera Beatriz Protzen, que já havia dado trabalho aos brasileiros no CDI 1* de Buenos Aires que serviu como classificação para o Pan, fez 70,059% com Wettkonig tomando o quinto lugar naquele momento. No entanto, o ranking mudou logo em seguida, com os 76,088% de Sarah Lockman e First Apple pelos Estados Unidos. Ela foi o último conjunto de small tour a competir na reprise prêmio São Jorge e tomou a liderança da prova.

Big tour
Os dois brasileiros, assim como todos os conjuntos de grande prêmio, entraram no último bloco. Para a somatória de pontos por equipe, às notas das reprises de big tour — grande prêmio e GP especial — soma-se 1,5 ponto porcentual. Do Uruguai, José Ramón Beca Borrego foi o primeiro de big tour a competir, mas foi desclassificado, sendo o terceiro eliminado no primeiro dia. A canadense estreante em Pan-Americano Naima Moreira Laliberte Statesman fez 71,413% (sem o 1,5 ponto porcentual de bonificação).

Terceiro do GP a entrar, Leandro Aparecido da Silva fez uma boa apresentação, fechando com 67,326% (sem a bonificação) com DiCaprio. Em entrevista em vídeo, após o percurso, Silva destacou que o Brasil terminar melhor que o México cumpre o objetivo do dia e que o próximo passo é trabalhar para melhorar no segundo dia, quando também classificam os individuais para o kür. “Eu gostei da minha prova, montei para buscar a nota e ficar à frente dos mexicanos e deu certo. Para amanhã, dá para montar mais e no kür vai para o todo ou nada”, contou.

Em sua quarta participação em Jogos Pan-Americanos, Leandro Silva revelou que o que a experiência passada ajuda na prova e comentou sobre as provas de companheiros de equipe.

Na sequência, entrou em pista uma das principais concorrentes do Brasil, a experiente Bernadette Pujals com Curioso XXV, mas que não se apresentou tão bem quanto Leandro Silva, terminando com 66,500%. Pelo Canadá, Jill Irving e Degas 12 não conseguiram bater o porcentual da colega Statesman, fechando a participação no GP com 68,413%. Competindo apenas no individual e entre os destaques da prova, Yvonne Losos De Muñiz, montando Aquamarijn, cravou 70,435%, pegando a segunda colocação no GP.

Pedro Manuel Tavares de Almeida fechou a participação do Brasil no primeiro dia de competições, válido para a soma para medalha por equipe, com Aoleo. O conjunto fez 64,826%. O último concorrente foi a mexicana Martha Fernanda Del Valle Quirarte que apertou a competição com o Brasil ao fazer 67,217% com Beduino Lam. Ao avaliar sua participação, Almeida declarou que o Aoleo estava muito bem no aquecimento. “Na pista, fiz uma parte ao trote bem boa, depois que terminei as mudanças a dois tempos, o cavalo estava com uma média de 67% e ia acabar subindo ainda, mas na mudança a tempo, que normalmente eu tenho notas muito boas, ele reagiu e ficou muito quente na perna e perdi pontos”, disse ao Adestramento Brasil.

As provas foram julgadas, neste domingo 28/07, por Mary Seefried (Austrália) em E; Brenda Minor (Canadá) em H; Janet Lee Foy (EUA) em C; Thomas Kessler (Alemanhã) em M e Eduard De Wolff Van Westerrode (Holanda) em B, que também responde pela presidência do júri.

Nesta segunda-feira 29/07, ocorrem as provas intermediária 1 para os conjuntos de small tour e GP especial para big tour. Para competição por equipe, são somadas as três melhores notas de cada país, sendo que os conjuntos de BT devem acrescentar 1,5 ponto porcentual à nota final — bonificação que vale apenas para a soma por equipe.


Apoie_AB_PayPalAssim como diversos sites jornalísticos, Adestramento Brasil não fechou o conteúdo para assinantes, mas dependemos do apoio de leitores como você para continuar existindo. 

Uma resposta para “Lima 2019: Brasil fecha primeiro dia com diferença de 2 pontos porcentuais à frente do México”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.