“Se você continuar abaixando o nível, ninguém melhora”, diz Elizabeth McMullen, FEI 5*

Após julgar as provas do primeiro CDI 3* realizado no Brasil em 2020, em razão da quarentena devido à pandemia da Covid-19, a juíza internacional FEI cinco estrelas, Elizabeth McMullen, foi clara, em entrevista ao Adestramento Brasil, que os conjuntos precisam buscar melhorar sempre; e os que estão em small tour devem visar a subir para o grande prêmio. A razão do conselho é simples: as competições internacionais são todas disputadas no mais alto nível do adestramento, ou seja, big tour – reprises de grande prêmio, grande prêmio especial e GP estilo livre.


Apoie_AB

Se você acompanha a nossa cobertura, sabe que informação bem apurada, confiável e relevante faz toda a diferença. Enquanto agradecemos a todos apoiadores do site, reforçamos que precisamos da colaboração de pessoas como você para seguir com a produção editorial.
Clique e seja um apoiador. Você que escolhe o valor!

Prefere anunciar? Confira o mídia kit e fique por dentro das opções para divulgar a sua marca: escreva para contato@adestramentobrasil.com


Na entrevista, a juíza canadense defendeu que os cavaleiros, além de buscarem a evolução do conjunto, tentem que torneios regionais, como os Jogos Pan-Americanos, sejam em big tour. Há em curso uma discussão avaliando se os Jogos Pan-Americanos deveriam manter o formato misto (small e big tour) ou ser disputado apenas no mais alto nível.

O tópico foi tema de debate online promovido, em meados do ano de 2020, pelo juiz Cesar Torrente e que recebeu o presidente da Confederação Equestre Pan-Americana (Paec, sigla para Pan American Equestrian Confederation), Cesar Hirsch — leia matéria completa aqui.  Em outubro, o site Eurodressage, reportou, citando o Comitê de Adestramento da FEI, que havia uma decisão de manter os jogos de Santiago 2023 no formato misto. Porém, procurada por este noticiário, a Federação Equestre Internacional não confirmou a informação. O martelo deveria ser batido durante a Assembleia Geral da FEI, realizada online em novembro, mas a decisão ainda não foi tomada (confira o documento da FEI).

Para McMullen, os jogos regionais deveriam ser em big tour para a competição ficar equiparada e justa com todos os países, além de ser um incentivo para os conjuntos avançarem e melhorarem seus desempenhos. “Eles têm mexido nisso há anos. Já foram reprises júnior e young riders, depois moveram para São Jorge. Dizem que os países não podem fazer grande prêmio. Sim, eles podem. Quando comecei a treinar os guatemaltecos, eles estavam montando séries júnior e jovem cavaleiro; e eu disse ‘tentem a São Jorge, vai funcionar’. E assim foi e foi a mesma coisa com grande prêmio”, explicou.

Segundo a juíza canadense, é preciso buscar subir o nível para que a equitação melhore como um todo “Levará alguns anos com os conjuntos ainda fracos, mas as pessoas têm de tentar aprender. Se você continuar baixando o nível, ninguém melhora. E, se não melhoram, não chegam ao big tour e nunca serão competitivos com os europeus. É preciso treinar. Então, mantendo em small tour, eles retêm [os conjuntos]”, defendeu.

McMullen já julgou CDIs no Brasil em anos passados e apontou a redução de conjuntos nas provas internacionais como uma das diferenças em relação às provas que julgou no último fim de semana. “Naquela época, o CDI era maior e neste havia alguns cavalos apenas. No entanto, a competição nacional foi enorme”, disse. Avaliando as provas que julgou no CDI, a canadense fez um balanço: “vi alguns cavalos muito bons e outros que precisam ser melhorados, mas três ou quatro que foram muito bem”.

A canadense apontou ainda que o fato de todos terem ficado em quarentena, devido à pandemia da Covid-19, é um fator que deve ser levado em conta, uma vez que os cavalos desacostumam do ambiente de competições.

Acompanhe todas as notícias do Campeonato Brasileiro, Taça Brasil e CDI 3* 2020

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.