Renderson de Oliveira estreia em CDI com Fogoso: “Tenho de estar à altura dele”

Foi uma estreia de peso — e com os olhares da comunidade equestre voltados para o novo conjunto. Renderson Silva de Oliveira disputou seu primeiro concurso de adestramento internacional no CDI 3* de Cascais, em Portugal, entre 17 e 19 de fevereiro, montando ninguém menos que o puro sangue lusitano Fogoso, garanhão que disputou a final dos Jogos Olímpicos de Tóquio com o português Rodrigo Torres e média final de 78,943% no GP estilo livre. “Quando eu soube que poderia receber esse craque, comecei a contar os dias e a me preparar mentalmente e fisicamente. Todos sabem como ele é bom e eu teria que estar à altura dele”, disse Renderson de Oliveira com exclusividade em entrevista ao Adestramento Brasil.


Quem avisa amigo é…

Adestramento Brasil pode ser encerrado em breve

Produção de conteúdo de qualidade exige muito trabalho e dedicação. Para que o site siga existindo, ele precisa de financiamento. Colabore para a continuidade do site: seja um anunciante ou contribua no valor que quiser via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).


Fogoso é um garanhão de 13 anos, filho de Rico em Amélia (por Raja) e foi criado pela coudelaria da família de Rodrigo Torres, a Coudelaria Torres Vaz Freire. Fogoso tinha como coproprietários Torres e a empresa de investimentos portuguesa Horse Campline. Mas, com a Horse Campline comprando a propriedade total do garanhão aprovado, o lusitano foi para a sela do estreante em CDIs Renderson de Oliveira, de 30 anos — confira abaixo entrevista com o atleta.

Em Cascais, o novo conjunto classificou em sétimo lugar no grande prêmio com 67,957% de média final, porcentual que subiu para 70,234% no GP especial, colocando a dupla em segundo lugar, empatada com Vasco Godinho e Iranico. Ambas as provas foram vencidas por João Victor Oliva que voltou a se apresentar com Feel Good — leia matéria completa aqui.

No próximo fim de semana, Renderson de Oliveira com Fogoso e João Oliva com Escorial competem no CDI 4* de Beloura, também em Portugal. Com os resultados no CDI 3* de Cascais, ambos os brasileiros conseguiram atingir a pontuação necessária para o mínimo de elegibilidade (MER) para competir nos Jogos Pan-Americanos de Santiago no fim do segundo semestre neste ano. Conheça o processo de qualificação para o Pan aqui.

Resultados CDI 3* Cascais – Fevereiro 2023: GP | GPS

Adestramento Brasil: Para começar, conte um pouco de como foi parar na Horse Campline e como tem sido o trabalho
Renderson Silva de Oliveira:
Tudo aconteceu durante os Jogos Olímpicos de Tóquio. Vim passar uma temporada na Campline, enquanto João Victor Oliva participava dos Jogos. Sempre dei o meu melhor, até que um dia, o proprietário, Thiago Mantovani, me fez um convite tentador para fazer parte do time Campline. Eu disse sim, então, ele conversou com Victor Oliva, que era pra quem eu trabalhava até o momento, e tudo se acertou. Desde aí, a adaptação ao país e ao novo ambiente foi muito fácil.

Quando você começou a montar o Fogoso?
Estou com Fogoso desde o fim de novembro.

Como foi que ele parou com você? E o que sentiu quando soube que teria um craque como ele como montaria?
Quando eu soube que poderia receber esse craque, comecei a contar os dias e a me preparar mentalmente e fisicamente. Todos sabem como ele é bom e eu teria que estar à altura dele.

Como foram os treinos antes do CDI 3* de Cascais?
Os treinos antes do CDI foram de forma crescente, sempre pensando em ter ele bem no dia da prova, mantendo condicionado, tirando da cocheira duas vezes ao dia.

Conte um pouco da sua estreia em CDI?
O cavalo me deixou muito confiante para fazer a minha estreia. Eu tinha a certeza que ele faria tudo.

O que achou das suas reprises no CDI de Cascais?
No primeiro dia, fizemos dois erros: um em uma transição e outro no último piaffe, onde custaram muitos pontos, é um exercício de peso dois. Quando a nota veio, percebi que o grande prêmio não te permite erros. No segundo dia, fomos melhor em tudo. Foi uma prova com mais energia. Foram dois dias muito diferentes. Agora, é manter bem, como foi no segundo dia, e vamos melhorar cada dia mais!

Se eu não me engano, é seu GP, né? Como foi estrear logo com Fogoso com o mundo do dressage te olhando?
Sim, meu primeiro grande prêmio, mas, como eu tinha o apoio de toda equipe, todos na torcida, treinos com Rodrigo Torres, que é quem o ensinou, sempre competiu e sabe tudo sobre o cavalo, eu não tinha que me preocupar com pressão. Lá dentro éramos eu e o cavalo, era pôr em prática tudo que treinamos e planejamos que ia dar tudo certo!

Quais são os planos agora? O Pan-Americano é a grande meta? Quais são os próximos CDIs?
Sim, a primeira meta é o Pan-Americano. Nessa semana já entramos no CDI 4* em Beloura e, em março, faremos duas semanas em Jerez, na Espanha.

Foto: divulgação / Rui Pedro Godinho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.