Foi a segunda prova de Jeferson Rodrigo Pereira e Ferragamo Crystal no grande prêmio. O cavaleiro do Haras Crystal competiu em small tour no ano passado, mas subiu de série com objetivo de disputar uma vaga na equipe brasileira para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, já que a própria Confederação Brasileira de Hipismo declarou que gostaria de ter mais conjuntos de big tour no time. Neste sábado, Cuta, como é conhecido, ganhou o GP pontuando 64,935%. Murilo Augusto Machado ficou em segundo com Jorge V.O (63,109%).
A dupla estreou no CDI de março no Clube Hípico de Santo Amaro, quando acabou eliminada por sangue. Agora, no CDI 3* no Centro Hípico de Tatuí, teve um desempenho melhor. “Achei que teve uma evolução. É a segunda prova; e já começa a aprender a andar certo nas linhas. O plano é aprender cada dia mais e ir melhorando as notas”, Cuta contou ao Adestramento Brasil.
No domingo, Cuta e Ferragamo farão o primeiro grande prêmio especial do conjunto.

O CDI 1* 2* e 3* no CHT tem 14 conjuntos competindo em small (dez competidores), medium (um conjunto) e big tours (dois na disputa), além de júnior com Charlotte Hering Germscheid e Handicap da Sasa JE (59,788%).
O small tour foi o mais disputado. Eduardo Alves de Lima venceu com Florisbela VO e 69,412%, seguido de Frederico Corrêa Mandrot e Gladiador da Sasa JE (68,059%), em segundo, e Sergio Castany de Fiori com Milord AMM (67,323%) em terceiro.
Apenas Victor Trielli Ávila competiu em medium tour. Ele apresentou Gabarito HI e fechou com 66,853% a intermediária A.
A competição começou na sexta, com a inspeção veterinária, e segue até domingo (23/04). O júri é presidido por Natacha Waddell (FEI L3/4*, pelo Brasil) e tem como membros a canadense Cara Whitham (FEI L4/5*); Cesar Lopardo Grana (FEI L3/4*, pela Argentina), Cláudia Moreira de Mesquita (FEI L3/4*, pelo Brasil) e Debbie Rodriguez (FEI L2/3*, pelos Estados Unidos).
>>> Adestramento Brasil compila resultados de candidatos à vaga na equipe no Pan
Paralelamente, é disputado um concurso nacional que conta com 30 conjuntos inscritos. Acompanhe as disputas pela transmissão ao vivo.
O processo seletivo começou em março, com concurso internacional realizado no Brasil e conjuntos competindo no exterior. No Brasil, o primeiro CDI registrou porcentuais finais abaixo da média de 2022. Foi um concurso internacional marcado por conjuntos subindo de séries e da estreia de cinco novos concorrentes em internacional no small tour.
Conforme anteriormente divulgado (leia aqui), a equipe do Brasil no Pan será composta por quatro conjuntos titulares e um reserva. O técnico da equipe principal do adestramento, Norbert Van Laak, selecionará até seis conjuntos, sendo divulgados os cinco pré-qualificados, incluindo o conjunto reserva, e um conjunto que ficará em espera (stand-by).
No fim de março, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) divulgou a chamada lista longa contendo todos os atletas candidatos que poderiam formar parte da equipe brasileira. São 36 nomes.: basicamente, todos que competem ou competiram em provas internacionais.
>>> Acompanhe as ordens de entrada e resultados da prova
Foto: Maxwell de Araujo Rodrigues