Pan de Lima começa sexta 26/7; fique por dentro de tudo que vai rolar

Os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 começam na próxima sexta-feira com a cerimônia de abertura. Somadas as 39 modalidades esportivas, esta edição dos jogos reúne 6.600 atletas representando 41 países. O Brasil levou uma delegação numerosa, composta por 486 atletas (250 homens e 236 mulheres, a menor diferença de gênero entre atletas na história da competição); e muitos estão em busca de classificações olímpicas. No hipismo, a Confederação Brasileira levou 15 conjuntos, cinco para cada modalidade, sendo um reserva — definição dos titulares será anunciada pela CBH desde Lima. Entenda como serão as disputas no adestramento. 

Logo-Sasa_lima

Time
O Brasil levou cinco conjuntos para Lima e, destes, quatro serão titulares e um reserva. O anúncio do time oficial precisa sair antes da inspeção veterinária, que ocorre no dia 26/7, às 10 horas no horário local de Lima, duas horas antes do Horário Oficial de Brasília. Competem no adestramento 42 conjuntos representando 16 países.

O Brasil, diferentemente do Pan de Toronto, não conta com técnico da equipe. A chefe de equipe é Sandra Smith, que também é diretora de adestramento da CBH e juíza FEI 4*.

Na lista definitiva da Federação Equestre Internacional, constam João Paulo dos Santos (Carthago Comando SN), João Victor Oliva (Biso da Lezírias) e Mauro Pereira da Silva Júnior (Don Enrico AMM) e Pedro Tavares de Almeida (Aoleo SIS) e, na reserva, Leandro Silva e DiCaprio. No entanto, os nomes podem ser alterados. Confira a lista completa aquiAdestramento Brasil preparou matérias exclusivas com os cavaleiros convocados:

Quando começa
A competição de adestramento começa em Lima em 26 de julho com a inspeção veterinária, que aprova (ou não) os cavalos para as provas. O primeiro dia de competição será 28/7 com as provas de prêmio São Jorge (small tour) e grande prêmio (big tour), valendo para qualificação por equipe e individual.

No dia seguinte, 29/7, os conjuntos têm de executar as reprise intermediária 1 (small tour) e grande prêmio especial (big tour). É nesta etapa que são definidas as medalhas de ouro, prata e bronze. As provas também servem de classificação individual.

Os conjuntos qualificados para competir a final são submetidos à nova checagem veterinária, no dia 30/07. Eles retornam às pistas para disputar as medalhas de ouro, prata e bronze individuais, no dia 31/7, quando terão de se apresentar com música, no freestyle (inter 1 e GP).

Contagem de pontos
No Pan, para a contagem de pontos, os conjuntos de big tour recebem um bônus de 1,5 ponto porcentual tanto no grande prêmio quanto no GP especial para somatória dos pontos por equipe (por exemplo: uma nota final de 60% equivale a 61,5% para os resultados por time). Esta bonificação não é considerada para a nota individual.

Onde assistir
No Brasil, a Record comprou os direitos de transmissão para TV aberta e a SporTV para TV paga. Não dá para ter certeza se o adestramento passará na televisão, mas vale a pena tentar assistir. A Record diz que exibirá 50 horas de programação esportiva no seu canal principal ao longo do Pan; cerca de 3 horas por dia, incluindo noticiários e transmissões ao vivo. é possível também acompanhar os eventos ao vivo no R7.com e conferir as transmissões e as íntegras no Playplus.com.

Segundo matéria na Folha de S.Paulo, a Record News (em UHF) exibirá a maior parte dos eventos. Ela terá 10 horas diárias de transmissão, segundo o grupo de comunicação. A transmissão completa dos eventos ocorrerá através do aplicativo da emissora, o PlayPlus (o pacote para o Pan custa R$ 12,90), que conta com 8 canais digitais.

Ainda de acordo com a Folha, no SporTV, a transmissão será feita por meio de três canais e ocorrerá de forma simultânea no SporTV Play, aplicativo exclusivo para os assinantes. Não haverá transmissão exclusivamente digital do SporTV de nenhum evento.

O fuso para Lima é de duas horas a menos na comparação com Brasília.

Principais concorrentes
O México é um rival histórico do Brasil e, na edição passada, no Pan de Toronto, o Brasil ficou com a medalha de bronze por equipe com uma diferença de menos de três pontos. O México convocou dois conjuntos de small tour e dois de big tour, sendo que as amazonas de big tour Martha Fernanda Del Valle e o lusitano de 13 anos Beduino LAM, e a medalhista Bernadette Pujals e o garanhão P.R.E de 18 anos Curioso XXV, são as mais fortes. Veja as notas das seletivas para formação da equipe.

Os Estados Unidos já estão classificados para Tóquio e levaram uma equipe composta apenas de combinações de small tour. No entanto, são os favoritos para levar a medalha de ouro por equipe. O Canadá tem sido cotado para prata e o país precisa da medalha para carimbar o passaporte para Tóquio. Foi convocado um time composto por dois conjuntos de small tour e dois de big tour.

No individual, competindo pela República Dominicana, a amazona Yvonne Losos de Muñiz é uma forte concorrência em Lima. A amazona é dona de duas medalhas de bronze em Jogos Pan-Americanos: competindo em casa, em Santo Domingo, em 2003, e no Rio de Janeiro em 2007.

Seletivas
A Confederação Brasileira de Hipismo levou a cabo quatro concursos internacionais (CDI 2*), todos em São Paulo, com objetivo de observar os conjuntos para formação da equipe. No critério de seleção, a CBH estipulou índices acima de 69% para os conjuntos de small tour (provas são jorge e intermediaria 1) e de 68% ou mais para big tour (grande prêmio), acima da exigência da FEI.  Por terem obtido o melhor resultado no CDI1* da Argentina, quando o Brasil conquistou a vaga para o Pan, João Paulo dos Santos e Carthago Comando SN estão confirmados no Time Brasil.

Adestramento Brasil compilou todas as notas dos conjuntos concorrendo: confira aqui a planilha e acompanhe abaixo os gráficos com as notas dos conjuntos nos CDIs 2*.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vaga para Tóquio 2020
Ficar entre os melhores em Lima é a maneira de carimbar o passaporte para a ida de um time de adestramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Para os países da América (grupo D para América do Norte e E para Central e do Sul), o Pan designa duas vagas por equipe (máximo de seis atletas), lembrando que Estados Unidos conseguiram a classificação em WEG-Tryon. Desta forma, é preciso conquistar, no mínimo, o bronze para garantir a presença brasileira no Japão, imaginando que EUA fiquem no pódio.

Histórico
No último Pan-Americano, em Toronto (Canadá) em 2015, o Brasil foi bronze por equipes. João Victor Oliva (Xamã dos Pinhais), João Paulo dos Santos (Veleiro do Top), Sarah Waddell (Donelly 3) e Leandro da Silva (Di Caprio) levaram a medalha para casa. Os Estados Unidos foram ouro por equipe e o Canadá, prata.

No Pan de 2011, em Guadalajara, o Brasil conquistou a quinta colocação por equipes. No total, o adestramento brasileiro conta com cinco medalhas em Jogos Pan-Americanos, todas de bronze, sendo quatro por equipe: no México 1975, em Caracas 1983, no Rio 2007 e em Toronto 2015; além de uma individual: em Caracas 1983, de Orlando Facada com Premiado. Veja aqui uma retrospectiva dos últimos Pans.

O Canadá foi prata em Santo Domingo (2003), no Rio de Janeiro (2007), em Guadalajara (2011) e em Toronto (2015). Em 1999, em Winnipeg, a Colômbia levou a prata. Nas últimas cinco edições, os Estados Unidos foram ouro por equipe. No bronze, a disputa foi maior, com México levando em 1999 e 2003, o Brasil em 2007 e em 2015 e a Colômbia em 2011.

Links úteis

Foto: Instagram CBH


Apoie_AB_PayPalAssim como diversos sites jornalísticos, Adestramento Brasil não fechou o conteúdo para assinantes, mas dependemos do apoio de leitores como você para continuar existindo. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.