De 5 a 8 de julho, na Sociedade Hípica Paulista, foram realizados os concursos de adestramento internacional e nacional. Dez conjuntos disputaram o CDI 3* e 43, o CAN, sendo apenas onze concorrentes da categoria amador. Diferentemente das provas estaduais ou de rankings dos clubes, as provas nacionais ainda são disputadas de forma majoritária por profissionais.
Uma das novidades deste segundo CDI 3* realizado neste ano no Brasil foi a inclusão de mais uma juíza internacional FEI 5*, a australiana Maria Schwennesen. Dos Estados Unidos, Janet Foy já constava no programa, ao lado dos juízes FEI 4* Claudia Mesquita (Brasil), Sandra Smith (Argentina), Cesar Lopardo Grana (Argentina) e Cesar Torrente (Colômbia).
Para as provas nacionais, o brasileiro Márcio Camargo e a argentina Ingrid Everest também foram incluídos no júri de campo. Devido ao número de inscritos, as apresentações do CAN ocorreram em duas pistas. Na pista 1, competiram os conjuntos de forte 2, forte 1, especial, média 2 e paraequestre. A pista 2 ficou para cavalos novos, elementar, preliminar e média 1.
As provas do CDI 3* em big tour valeram para obter índices necessário para competir nos Jogos Equestres Mundiais (WEG) e as de small tour, como observação para a Confederação Brasileira de Hipismo selecionar a equipe brasileira no CDI da Argentina em novembro e nos Jogos Pan-Americanos.
Confira a seguir todas as matérias e entrevistas acerca do CDI 3* e do CAN, além de programas, ordens de entrada e resultados.
Maria Schwennesen, FEI 5*: conjuntos poderiam melhorar “ringcraft” — Em entrevista em vídeo após as provas, a juíza australiana avaliou as apresentações que julgou e ressaltou pontos que poderiam ser aprimorados para os conjuntos ganharem mais nota.
Juíza FEI 5*, Janet Foy diz que brasileiros devem melhorar a precisão dos movimentos — Em entrevista em vídeo, a representante dos Estados Unidos comentou o nível dos cavalos, explicou quais pontos devem ser melhorados para aumentar as notas e avaliou as apresentações.
Pedro Tavares de Almeida comenta qualificação para WEG — Depois de disputar dois CDIs em 2017 sem conseguir os porcentuais necessários para torna-se apto a competir nos Jogos Equestres Mundiais, o cavaleiro com Aoleo conquistou o primeiro índice no CDI 3* de Tatuí, em abril, e o segundo no CDI 3* de julho.
Cesar Torrente, FEI 4*, elogia cavalos novos e aponta melhorias na kür — “Eu recomendaria aos cavaleiros trabalharem principalmente na música”, disse, explicando que alguns conjuntos não estavam encaixando os movimentos com a música. “Vimos alguns correndo atrás da música.”
CDI 3*: Confira todas as apresentações em estilo livre — Adestramento Brasil gravou as seis reprises kür que foram executadas tanto em big tour quanto em small tour
Com Carthago, João Paulo dos Santos busca vaga no time do Pan — Medalha de bronze por equipe nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015, com Veleiro do Top, João Paulo dos Santos está de volta na disputa por uma vaga no time brasileiro.
>>> João Paulo dos Santos vence São Jorge e
chama atenção de juiz
Leandro Silva ganha GP e obtém terceiro índice para WEG — Com nota final de 68,652% e 68,370% e 68,043% com as juízas FEI 5* Maria Schwennesen e com Janet Foy, respectivamente, Leandro Silva e Di Caprio sagraram-se campeões da prova de grande prêmio do CDI 3*.
Sandra Smith, da CBH: “Estamos mais perto dos 70%” — Diretora de adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo, Sandra Smith de Oliveira Martins gostaria de que tivesse tido mais conjuntos participando das provas de big e small tours no concurso de adestramento internacional (CDI 3*), mas avalia que houve evolução.
Profissionais representam três quartos dos competidores do CAN — Amazonas e cavaleiros profissionais somaram 32 do total de 43 conjuntos disputando o concurso de adestramento nacional. Sem contar os clubes, Fazendas Interagro, Fazendas Sasa e Haras Cachoeira foram os que mais levaram cavalos à competição. Apenas onze conjuntos eram amadores.
Leandro Silva conta como está sendo o treino de Di Caprio — Depois de um período de descanso de Di Caprio, Leandro Silva disputou seu primeiro concurso de adestramento internacional (CDI 3*) neste ano.
De olho em vaga no Time Brasil, Yara Fernandes melhora notas em small tour — Depois de estrear com vitória na reprise prêmio São Jorge na 1ª etapa da Copa CHSA, a amazona disputou com seu cavalo Dileto HI dois CDIs.
Campeã do CAN na forte 2, Isabela do Vale explica sua rotina de treinos — Com Zephiro da Raposa Dressur, a amazona venceu tanto a reprise prêmio São Jorge quanto a intermediária 1
Mais notícias
- Confirmada mais uma juíza FEI 5* para CDI 3* e CAN de julho
- CDI e CAN devem terminar antes do jogo do Brasil nesta sexta
- Pedro Almeida busca 2º índice para WEG no CDI de julho
- Small tour deve ter disputa acirrada no CDI3* de julho
- Júri de campo do CAN de julho tem três juízes internacionais
- Janet Foy julgará CDI3* de julho
Programa, ordens de entrada e resultados
Concurso de adestramento internacional (CDI 3*) => Programa | Ordens de entrada CDI-6/7 / 07/07 / 08/07 |Resultados CDI-GP / CDI-PSJ / CDI-GPE / CDI-Inter 1 / CDI-GP-kür / CDI-inter 1-kür
Concurso de adestramento nacional (CAN) => Programa | Ordens de entrada CAN-6/7 / 07/07 / 08/07 | Resultados CAN-06/07 / CAN-07/07 / CAN-paraequestre / CAN-júnior