Jogos de Tóquio são adiados para 2021

Devido à pandemia do novo coronavírus, que já afetou países em todos os continentes, os Jogos Olímpicos de Tóquio serão adiados para 2021, conforme afirmou, nesta terça-feira (24/03), o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe. Em sua conta do Twitter o PM afirmou que, após conversa com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, ambos decidiram não por cancelar, mas, sim, por postergar os jogos para até o verão no hemisfério Norte, portanto, inverno no Brasil de 2021.


Apoie_AB_PayPalApoie o jornalismo profissional
Desde o lançamento, Adestramento Brasil leva informação confiável e relevante, ajudando aos leitores a compreender a modalidade. Não fechamos o conteúdo para assinantes. Por isto, contamos com a colaboração de pessoas como você para seguir com a produção editorial.
Prefere anunciar? Confira o mídia kit e fique por dentro das opções para divulgar a sua marca: escreva para contato@adestramentobrasil.com


No último domingo (22/03), após reunião extraordinária do conselho executivo, o Comitê Olímpico Internacional (COI) passou a considerar a possibilidade de adiar os Jogos Olímpicos de Tóquio, cujo início estava marcado para 24 de julho de 2020. A pressão estava cada vez maior por parte de federações internacionais e comitês nacionais para que se postergasse o início das olimpíadas e paraolimpíadas, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Contudo, até então, o COI estava se mantendo contrário a esse cenário. No domingo, o COI havia pedido quatro semanas para dar a decisão final.

Essa é a primeira vez que uma edição dos Jogos é adiada. Outras três foram canceladas (1916, 1940 e 1944), em razão das Guerras Mundiais. As novas datas ainda serão confirmadas. O Canadá e a Austrália já haviam dito que não mandariam atletas para os jogos no Japão devido aos riscos associadas ao Covid-19 e estavam pressionando o adiamento para 2021.

Adestramento Brasil está apurando como a decisão afeta o calendário de qualificatórias e seletivas na modalidade, bem como se as regras para participação nos jogos serão alteradas. Com mais cancelamentos, incluindo o CHIO Rotterdam, a Federação Equestre Internacional (FEI) atualizou o calendário dos concursos internacionais válidos para obtenção de requisitos mínimos de elegibilidade (MER)- veja aqui.

Na semana passada, o presidente da Federação Equestre Internacional, Ingmar De Vos, soltou um comunicado no qual reconhecia que a incerteza sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos era frustrante e dizia que a FEI estava analisando proativamente todas as medidas que serão necessárias para garantir que os atletas tenha oportunidades justas e iguais para atingir seus objetivos, garantindo, ao mesmo tempo, que a saúde e bem-estar estejam sempre em primeiro lugar.

“Temos a sorte de termos concluído as qualificações olímpicas e paraolímpicas, o que, infelizmente, não é o caso de muitos outros esportes, mas devemos continuar nossos preparativos e ser flexíveis onde precisamos, como reagendar eventos cancelados e potencialmente estender o cronograma para obtenção dos requisitos mínimos de elegibilidade (MER), sem modificar os próprios MERs”, disse no comunicado.

A posição do Comitê Olímpico do Brasil já era de adiar os jogos para o mesmo período do ano que vem, conforme o COB divulgou em nora 21/03. O presidente do COB, Paulo Wanderley, que comandou a seleção brasileira em Barcelona 1992, afirmou que “como judoca e ex-técnico da modalidade, aprendi que o sonho de todo atleta é disputar os Jogos Olímpicos em suas melhores condições. Está claro que, neste momento, manter os Jogos para este ano impedirá que este sonho seja realizado em sua plenitude”.

5 respostas para ‘Jogos de Tóquio são adiados para 2021’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.