EHV-1: FEI divulga protocolo de segurança para retorno às competições

Depois de um período com eventos internacionais na Europa continental suspensos devido ao surto em curso da forma neurológica do herpes vírus equino (EHV-1), a Federação Equestre Internacional (FEI) divulgou documento contendo recomendações e melhores práticas para o retorno das competições. Há regras obrigatórias para serem seguidas incluindo medidas de segurança a serem tomadas antes de viajar, na chegada ao evento, durante a competição, procedimentos para caso um cavalo tenha de ir ao isolamento, além de indicações para saída do evento e retorno. A FEI também adicionou novos módulos ao FEI HorseApp para monitorar os principais requisitos obrigatórios nas medidas de retorno à competição.


Apoie_AB

Informação bem apurada, confiável e relevante faz toda a diferença. Enquanto agradecemos a todos apoiadores e anunciantes do site, reforçamos que precisamos da colaboração de pessoas como você para seguir com a produção editorial.

Clique e seja um apoiador via Paypal. Você que escolhe o valor!

Você também pode contribuir fazendo um Pix (contato@adestramentobrasil.com) ou anunciando.


As principais áreas cobertas pelos protocolos do documento “Retorno à Competição” (leia aqui em português), que foram lançados em 30 de março, incluem testes PCR antecipados (apenas para determinados eventos designados), monitoramento da temperatura dos cavalos, bem como procedimentos aprimorados de exame na chegada. Há ainda medidas de biossegurança e planos de mitigação, em linha com os Regulamentos Veterinários da FEI.

O documento traz uma série de disposições temporárias que permanecerão em vigor até 30 de maio de 2021, proporcionando uma margem de segurança com base científica para permitir o monitoramento de quaisquer outros surtos relacionados. A FEI afirmou que esta data pode ser prorrogada, se necessário.

O Grupo de Trabalho de Epidemiologia Veterinária da FEI já concordou que não há atualmente nenhuma evidência indicando que seria inseguro retornar à competição internacional na Europa continental, desde que as medidas preventivas reforçadas obrigatórias sejam implementadas. No entanto, o grupo continuará a acompanhar a evolução dos surtos diariamente.

Em nota, o diretor-veterinário da FEI, Göran Åkerström, afirmou que o recente surto de EHV-1 ressaltou a importância da detecção e prevenção precoces na transmissão de doenças.

As provas estão aptas a serem retomadas desde segunda-feira, 12 de abril.

Aplicativo
O FEI HorseApp é uma ferramenta para facilitar a rastreabilidade de cavalos que participam de eventos FEI, bem como para coleta de dados para permitir uma melhor análise de avaliação de risco e tomada de decisão informada. Segundo Åkerström, trata-se de um elemento-chave para garantir um retorno seguro à competição e para minimizar o impacto de um surto de doença no futuro.

O FEI HorseApp será usado para enviar resultados de PCR negativos para eventos designados. Além disso, o veterinário FEI conduzindo o exame na chegada aos eventos irá escanear o microchip do cavalo com um leitor conectado via Bluetooth ao FEI HorseApp e também vai registrar a temperatura do cavalo no FEI HorseApp.

De acordo com as medidas do documento “Retorno à Competição”, também será obrigatório que todos os cavalos sejam oficialmente checados usando o FEI HorseApp, a fim de garantir a rastreabilidade, caso ocorra um surto de doença.

“As tecnologias baseadas em dados são uma parte fundamental da solução para a atual pandemia de EHV-1”, disse, em nota, Gaspard Dufour, diretor de tecnologia da informação esportiva da FEI. Ele explicou que se pode usar as funcionalidades existentes do FEI HorseApp para monitorar ativamente o movimento e o estado de saúde do cavalo e adicionamos novos módulos que proporcionam um retorno mais seguro à competição.

O FEI HorseApp está disponível para download na Apple Store e Google Play para dispositivos Android.

Confira o especial sobre o surto:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.