A impugnação da representante da Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro, Alejandra Fernandez, para votar na assembleia da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) que elegeu a nova presidência, sob a alegação de que a presidente da Feerj é espanhola, abre discussão acerca da presença de estrangeiros no corpo diretivo da CBH, como a então diretora de adestramento Sandra Andrea Smith de Oliveira Martins, que é argentina.
A Feerj ficou impedida de votar nas eleições da CBH. O advogado Terence Zveiter, defensor da chapa Hipismo para Todos, que venceu a eleição, impugnou a Alejandra Fernandez argumentando que o artigo 27 do estatuto da CBH determina que a composição dos poderes da confederação tem de ser exercida por pessoa física brasileira.
Diz o estatuto que, para compor quaisquer dos poderes da CBH e da diretoria, a pessoa física tem de ser brasileira, ter mais de 18 anos de idade, não ter sofrido pena de exclusão pela CBH, FEI, COB e CPB e não exercer cargo ou função em entidade de administração e de prática, exceto os representantes dos atletas com contrato especial de trabalho desportivo.
No entanto, a diretora de adestramento da gestão que se encerrou agora, Sandra Andrea Smith de Oliveira Martins, é argentina, tendo disputado os Jogos Pan-Americanos pela Argentina e sendo juíza internacional FEI 4* pela Argentina. Adestramento Brasil enviou mensagem por WhatsApp a ela questionando se seria naturalizada, mas, apesar de a mensagem ter sido lido, não foi respondida.
Sandra Smith vinha sendo diretora de adestramento da CBH desde 2012. Se confirmado que Smith não possui nacionalidade brasileira, sua atuação infringiu o estatuto da CBH. Em dezembro de 2017, Smith foi aprovada como juíza FEI 4* pela Argentina. Ela é radicada no Brasil, assim como Alejandra Fernandez.

Resposta da Feerj — Tanto Alejandra Fernandez quanto Fernando Augusto Sperb, candidato a vice na chapa CBH Forte e Ativa, encabeçada por Bárbara Elisabeth Laffranchi, explicaram a este site que na assembleia quem vota é a entidade jurídica, ou seja, a Feerj, e não a pessoa física no caso de entidades. Portanto, na visão deles, não caberia o impedimento de Fernandez de votar — seu voto seria na chapa Forte e Ativa.
Fernandez foi eleita como presidente para Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro (Feerj) em novembro último. À frente da chapa Inovação e Tradição, ela teve como vice Lucia de Faria Alegria Simões. A Feerj permite que pessoas estrangeiras presidam a entidade.
“Estou em processo de naturalização que não foi finalizado devido à pandemia. Resido no Brasil há 40 anos, sou casada com brasileiro e tenho filho brasileiro”, explicou ao Adestramento Brasil. “É a federação que tem direito a voto”, apontou.
Ao participar de diversas lives, Fernando Sperb ressaltou que quem compõe a assembleia é a federação, pessoa jurídica, e as pessoas físicas são apenas no caso dos representantes dos atletas. “Eles [chapa opositora] precisavam eliminar voto de uma federação grande. Com o voto do Rio de Janeiro, nós ganharíamos”, disse em uma das lives no Instagram.
Além da Feerj, as federações do Alagoas e do Espírito Santo ficaram impedidas de votar na assembleia que elegeu nova presidência.
Naturalização — Estrangeiros podem pedir naturalização brasileira em diversos casos, contudo, se o país de origem não tiver convênio, a dupla nacionalidade fica impedida, tendo o solicitante que optar o país que vai representar. A Argentina não possui convênio com o Brasil; ela tem firmado convênio com Colômbia; Chile; Equador, El Salvador, Espanha, Honduras, Itália, Nicarágua, Noruega, Panamá, Suécia e Estados Unidos. Já a Espanha tem convênio com o Brasil, permitindo a dupla nacionalidade.
Eleições CBH —Após uma conturbada assembleia, realizada na última sexta-feira 29/01, no Rio de Janeiro, a chapa Hipismo Para Todos, com Francisco José Mari como presidente e João Loyo de Meira Lins como vice-presidente, foi apontada como vencedora das eleições da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
A eleição, contudo, se deu depois de federações e representantes de atletas apoiadores da chapa concorrente — CBH Forte e Ativa, com Bárbara Elisabeth Laffranchi como presidente e Fernando Augusto Sperb como vice —, bem como os próprios candidatos, terem deixado a sala oficial, após as federações de Alagoas, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro serem impedidas de votar.
Leia a cobertura completa sobre as eleições da CBH:
- Kiko Mari leva presidência da CBH, mas eleição é contestada
- Yara do Amaral Fernandes recebe aval para votar online na eleição da CBH
- Eleições CBH: liminar determina inclusão da FPH na lista de votantes
- FPH alega quitação da taxa e crédito junto à CBH para participar das eleições
- CBH alega isonomia para deixar FPH fora da eleição para nova presidência
- Eleições CBH: FPH fica fora do Colégio Eleitoral e não poderá votar
- Eleições CBH: processo reabre e novo pleito para escolha de presidência está marcado para 29/01
- CBH diz que presidência não ficará vaga e que cumpre todos os trâmites para o processo eleitoral
- Chapa Hipismo Para Todos responsabiliza adversário pela “não-eleição” e desafia concorrente a provar manobra
- Chapa CBH Forte e Ativa lamenta a não realização da eleição e diz que tinha maioria dos votos
- Com chapas impugnadas, CBH não elege nova presidência
Leia os documentos referentes à eleição
- Página da CBH sobre processo eleitoral
- ATA – AGO – eleições para presidente e vice-presidente (29/01)
- ATA da reunião da Comissão Eleitoral da confederação brasileira de hipismo (28/01)
- Ata de 20/01/2021 da Comissão Eleitoral – decisão sobre Yara Fernandes
- Edital de Convocação Nº 005/2020 — Assembleia Geral Ordinária 29/01/2021
- Divulgação do Colégio Eleitoral – Processo 006/2020
- Ata da reunião da Comissão Eleitoral – Processo 006/2020
- Processo eleitoral nº 006
- Processo eleitoral nº 005
- Processo eleitoral nº 004
- Estatuto da CBH
- Ata da reunião da Comissão Eleitoral (16/11)
- Ata da reunião da Comissão Eleitoral (29/11)
- Ata da reunião da Comissão Eleitoral (07/12) referente ao processo eleitoral nº 004
19 respostas para ‘Impugnação da Feerj em eleição levanta debate sobre estrangeiros na CBH’